• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2021.tde-10082021-194248
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Avila Montini
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Picazzio, Enos (Presidente)
Mello Junior, Cesar Henrique Siqueira
Muramatsu, Mikiya
Título en portugués
Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física no ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral
Palabras clave en portugués
Astronomia
Constelações
Espectroscopia
Inverso do quadrado
Programa Ensino Integral Movimento cíclico.
Resumen en portugués
MONTINI, D. A. Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física para o ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado em Astronomia) Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. A proposta desta dissertação está pautada no estudo da Astronomia como suporte aos conceitos do ensino de Física durante o curso do Ensino Médio dentro da Escola da Rede Pública do Estado de São Paulo com o Programa Ensino Integral, através dos roteiros itinerantes das aulas da Prática de Ciências e da Base Nacional Comum. Através de elementos, dados históricos e com a evolução do pensamento científico, pretende-se que o aluno tenha clareza de como eram os modelos científicos em diversas épocas da história e como podemos fazer as relações com o seu cotidiano no âmbito das Ciências Naturais, com ajuda da Astronomia na disciplina de Física. Por meio de observações, juntamente com as aulas dinâmicas, os produtos desta dissertação focam nas seguintes temáticas: movimento cíclico do Sol, identificação de constelações no céu, lei do Inverso do quadrado da distância e espectroscopia. Os alunos apresentam uma maturidade nas proficiências do estudo da Astronomia em cada ano do Ensino Médio, corroborando assim para melhor fixar conteúdo, essa proposta usa-se de aulas diferenciadas que possam ser replicadas na rede pública estadual de ensino através dos produtos finais: observações ao ar livre ou através de software (Stellarium); comparação das intensidades luminosas em diferentes distâncias e comparadas com os sensores de LDR de um Arduíno; visualização da radiação dos espectros eletromagnéticos de emissão e absorção dos elementos químicos.
Título en inglés
An alternative proposal for an Itinerant Physics Curriculum for the teaching of Astronomy in the Schools of the Integra Teaching Program.
Palabras clave en inglés
Astronomy
Constellations
Full-Time Education Program Cyclical movement of the Sun.
Inverse square
Spectroscopy
Resumen en inglés
The proposal of this dissertation is in the study of Astronomy as a support to the concepts of teaching Physics during the course of High School within the Public School of the State of São Paulo with the Full-Time Teaching Program, through the itinerant itinerary of the practical classes of Sciences and the Common National Base. Through elements, historical data and with the evolution of scientific thought, it is intended that the student begin to have the clarity of what scientific models were like in various periods of history and how we can make the relationships with their daily lives in the field of Natural Sciences with the help of Astronomy in the discipline of Physics. Through observations, plus dynamic classes, the products of this dissertation focus on the following topics: cyclical movement of the Sun, the identification of constellations in the sky, the law of the inverse square of distance and spectroscopy. In each grade of the high school the students present a maturity in the proficiencies in the study of Astronomy, corroborating to improve the fixation of the contents and with differentiated classes that can be replicated in the State Education Network through the following final products that focus on: outdoor observations or through software (Stellarium); comparisons of the luminous intensities in different distances and compared with the LDR sensors of an Arduino; visualization of the radiation of the electromagnetic emission and absorption spectra of the chemical elements.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.