• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2023.tde-10072023-124339
Documento
Autor
Nombre completo
Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Friaca, Amancio Cesar Santos (Presidente)
Dias, Bruno Leonardo do Nascimento
Rodrigues, Fabio
Rüsche, Ana
Título en portugués
Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
Palabras clave en portugués
astronomia
ciências da natureza
contrafactuais
ficção científica
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
Título en inglés
Cosmic Poetry: science fiction as a paradidactic resource for astronomy teaching
Palabras clave en inglés
astronomy
contrafactuals
natural sciences
science fiction
Resumen en inglés
The aim of this study is to explore the potential of science fiction as a pedagogical resource for teaching Astronomy. To accomplish this, we adopted the historiographical method and conducted an extensive literature review on the topic. Furthermore, we conducted interviews with members of the astronomical community. Our research draws upon Aristotelian principles, which consider poetics - an ancient term meaning "fiction" - as pedagogically superior in terms of effectiveness. Science fiction is a genre that often explores not only technological progress, but above all the potential consequences of scientific, social, and technical innovations. On one hand, through cautionary tales, it provokes significant ethical discussions and warns on the dangers of unchecked progress. At times, it even serves as inspiration for real-world scientific discoveries and advancements. On the other hand, science fiction can also captivate people by presenting marvelous scenarios and alternate realities based on current scientific understanding. Its impact on popular culture has been captivating, inspiring new generations of astronomers and scientists with thoughtprovoking contrafactual narratives. Regarding the teaching of Astronomy, science fiction has proven to be an important tool as it renders complex concepts accessible to students and stimulates curiosity. Moreover, science fiction can effectively inspire students to explore the universe and consider scientific careers, particularly in Astronomy. However, despite its usefulness, astronomers often express concerns about the level of scientific plausibility in science fiction narratives. While authors may incorporate astronomical concepts and cosmic phenomena into their stories, the degree of plausibility can vary. The aim of this dissertation is to address the issue of scientific plausibility and provide an answer to the question: How accurate should a science fiction narrative be in the context of an educational proposal?
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MPEA.pdf (25.04 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.