• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2023.tde-10072023-124339
Document
Auteur
Nom complet
Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Friaca, Amancio Cesar Santos (Président)
Dias, Bruno Leonardo do Nascimento
Rodrigues, Fabio
Rüsche, Ana
Titre en portugais
Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
Mots-clés en portugais
astronomia
ciências da natureza
contrafactuais
ficção científica
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
Titre en anglais
Cosmic Poetry: science fiction as a paradidactic resource for astronomy teaching
Mots-clés en anglais
astronomy
contrafactuals
natural sciences
science fiction
Resumé en anglais
The aim of this study is to explore the potential of science fiction as a pedagogical resource for teaching Astronomy. To accomplish this, we adopted the historiographical method and conducted an extensive literature review on the topic. Furthermore, we conducted interviews with members of the astronomical community. Our research draws upon Aristotelian principles, which consider poetics - an ancient term meaning "fiction" - as pedagogically superior in terms of effectiveness. Science fiction is a genre that often explores not only technological progress, but above all the potential consequences of scientific, social, and technical innovations. On one hand, through cautionary tales, it provokes significant ethical discussions and warns on the dangers of unchecked progress. At times, it even serves as inspiration for real-world scientific discoveries and advancements. On the other hand, science fiction can also captivate people by presenting marvelous scenarios and alternate realities based on current scientific understanding. Its impact on popular culture has been captivating, inspiring new generations of astronomers and scientists with thoughtprovoking contrafactual narratives. Regarding the teaching of Astronomy, science fiction has proven to be an important tool as it renders complex concepts accessible to students and stimulates curiosity. Moreover, science fiction can effectively inspire students to explore the universe and consider scientific careers, particularly in Astronomy. However, despite its usefulness, astronomers often express concerns about the level of scientific plausibility in science fiction narratives. While authors may incorporate astronomical concepts and cosmic phenomena into their stories, the degree of plausibility can vary. The aim of this dissertation is to address the issue of scientific plausibility and provide an answer to the question: How accurate should a science fiction narrative be in the context of an educational proposal?
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MPEA.pdf (25.04 Mbytes)
Date de Publication
2023-07-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.