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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2020.tde-09042020-151647
Documento
Autor
Nome completo
Michel Pereira Campos Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Hetem, Jane Cristina Gregorio (Presidente)
Scarano Junior, Sergio
Teixeira, Ramachrisna
Título em português
A observação da Lua com instrumentos ópticos e o ensino de Astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula
Palavras-chave em português
Ensino de Astronomia.
Lua
Roteiros Didáticos
Telescópios
Transposição Didática
Resumo em português
Um dos desafios do educador em ciências é usar aparatos tecnológicos junto aos seus conhecimentos e experiências vívidas, para despertar em seus estudantes novas experiências. Contribuições para o enriquecimento das aulas de ciências exatas são necessárias e podem impulsionar o ensino de temas pouco privilegiados no dia-a-dia da sala de aula. Como levar uma série de conhecimentos produzidos por pesquisadores para o cotidiano da sala de aula, visando melhorar a qualidade do ensino em ciências? A busca por uma resposta é o que nos motivou a desenvolver o presente trabalho, sendo necessário diminuir o grande abismo entre a academia e a sala de aula. Temos como objeto motivador a Lua. Desenvolvemos materiais didáticos que darão sustentação à discussão de conceitos básicos de astronomia, no que se refere aos temas ligados direta ou indiretamente ao estudo da Lua e dos Telescópios através da experimentação. O marco teórico da Transposição Didática (TD), desenvolvida e amplificada por Yves Chevallard, permite a articulação entre a experimentação e a sala de aula por meio da transformação de saberes apresentados na forma de roteiros didáticos estruturados de maneira a contemplar a integração entre os conceitos científicos e a história de seu desenvolvimento com atividades de experimentação. A metodologia da TD aqui descrita se faz presente na forma de uma série de atividades práticas relacionadas com os temas Crateramento Lunar (Roteiro 1) e Telescópios (Roteiro 2). O diálogo entre os conteúdos foi alcançado, de modo que as atividades propostas no primeiro roteiro didático abordavam conceitos básicos do sistema Sol-Terra-Lua (STL) e ao passo que elas foram sendo desenvolvidas chegamos ao final do segundo roteiro com temas contemporâneos da ciência, como a radiação eletromagnética e a astronomia espacial. Portanto, a escolha do tema foi fundamental para que os roteiros correspondessem não apenas a atividades pedagógicas que teriam como obrigação atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), mas para a transposição de conhecimentos. Após desenvolver este trabalho notamos que a observação da Lua com instrumentos ópticos, através das atividades propostas, trará contribuições ao ensino de astronomia.
Título em inglês
Observation of the Moon with optical instruments and astronomy teaching: Articulations between experimentation and the classroom
Palavras-chave em inglês
Astronomy Teaching.
Didactical Transposition
Moon
Scripts Didactical
Telescopes
Resumo em inglês
One of the challenges faced by educators on science is to combine their knowledge and own experiences with the use of technology aiming to promote new experiences among their students. Contributions to enrich the science classes are necessary and it may stimulate the learning of subjects that are not directly related to the students routine. How to bring up the research results to the classroom day by day, in order to increase the quality of teaching on science? The seek for an answer is what has motivated us to develop the present work, which aims to reduce the great abyss between scientific research and classroom. By adopting the study of the Moon as motivation, we developed didactic materials that support the discussion on basic concepts of Astronomy, which are directly or indirectly related to the Moon and Telescopes studies and are applied through the experimentation. We followed the theoretical fundamentals of the Didactic Transposition (DT), developed and extended by Yves Chevallard. Didactic scripts were structured in a way to contemplate the integration between the scientific concepts and the history of their development with experiments, allowing the articulation between the experimentation and the classroom through transformation of the knowledge. The DT methodology described here is present in the form of a series of practical activities related with the subjects Moon Cratering (Didactic Script 1) and Telescopes (Didactic Script 2). The dialog among the covered contents was reached, since the activities suggested in the first didactic script started from basic concepts related to the Sun-Earth-Moon system, reaching a discussion on subjects of contemporaneous science, as electromagnetic radiation, at the end of the second script. Therefore the chosen subject was fundamental, matching not only the pedagogical activities required by the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brazilian Curriculum Parameters), but also the knowledge transposition. By developing this work we noted that Moon observation with optical instruments, through the suggested activities, can bring valuable contributions to the astronomy teaching.
 
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Data de Publicação
2020-05-07
 
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