• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2022.tde-09012023-231054
Documento
Autor
Nombre completo
Jaqueline de Souza Valdemiro Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Picazzio, Enos (Presidente)
Allen, Dinah Moreira
Langhi, Rodolfo
Título en portugués
Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palabras clave en portugués
Cometas
Ensino de Astronomia
Formação Continuada do Professor
Interdisciplinaridade
Professor Reflexivo
Resumen en portugués
A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. Reconhecendo a importância conceitual e a necessidade do ensino de Astronomia em sala de aula, levantou-se a pergunta: Quais mudanças de comportamento profissional com relação ao ensino de Astronomia podem ser potencializadas durante um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais? O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia, tanto da unidade temática de Terra e Universo, como por meio da abordagem de outras áreas do conhecimento, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O desenvolvimento dos conteúdos conceituais e abordagem por meio de oficinas e simuladores virtuais sobre os cometas agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo de Donald Schön, da educação progressiva de John Dewey e da aprendizagem significativa de David Ausubel, o que possibilitou o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos pelos professores. Pela técnica da Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que uma formação centrada em um único assunto ao qual possa ser explorado e desenvolvido com diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor. A análise também mostrou que, ao final, os professores demonstraram mudança de comportamento em sua prática pedagógica e profissional no que diz respeito ao reconhecer a necessidade da pesquisa constante, a adoção de novas tecnologias e ferramentas de ensino e a motivação para desenvolver os temas junto aos estudantes.
Título en inglés
Continuing Teacher Education: comets as an interdisciplinary pedagogical strategy to insert Astronomy concepts in the early years of Elementary School
Palabras clave en inglés
Astronomy Teaching
Comet
Continuing Education of Teachers
Interdisciplinarity
Reflective Teacher
Resumen en inglés
The Continuing Teachers Education is an important tool that contribute to education professionals in all areas. Likewise the teaching of Astronomy needs to be sensitive to the needs of teachers, encouraging and adding to their routines and pedagogical practices. Recognizing the conceptual importance and necessity of teaching astronomy in the classroom, the question is: what changes in behavior professional with regard to the teaching of Astronomy can be leveraged during a continuing education course for teachers in the early years? This work points out that content of comets is a potential interdisciplinary approach to insert Astronomy concepts, both from the thematic unit of Earth and Universe, as well as through the approach of other areas of knowledge, all present in the National Common Curricular Base. The development of conceptual contents and approach through workshops and virtual simulators about comets added significantly to the construction of knowledge of teachers in a course of Continuing Teacher Education through the model practical-reflective work of Donald Schön, of John Dewey's progressive education and of significant learning from David Ausubel, which enabled the development of new thematic works by teachers. Using the Analysis of Contents technique, the results revealed that a training centered on a single subject to which it can be explored and developed with many resources, favors the teacher's teaching and learning process. The analysis also showed that, in the end, teachers demonstrated a change in behavior in their pedagogical and professional practice with regard to the recognition of need for constant research, adoption of new technologies and tools of teaching and the motivation to develop the themes with the students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.