• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2022.tde-09012023-231054
Document
Auteur
Nom complet
Jaqueline de Souza Valdemiro Campos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Picazzio, Enos (Président)
Allen, Dinah Moreira
Langhi, Rodolfo
Titre en portugais
Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Mots-clés en portugais
Cometas
Ensino de Astronomia
Formação Continuada do Professor
Interdisciplinaridade
Professor Reflexivo
Resumé en portugais
A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. Reconhecendo a importância conceitual e a necessidade do ensino de Astronomia em sala de aula, levantou-se a pergunta: Quais mudanças de comportamento profissional com relação ao ensino de Astronomia podem ser potencializadas durante um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais? O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia, tanto da unidade temática de Terra e Universo, como por meio da abordagem de outras áreas do conhecimento, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular. O desenvolvimento dos conteúdos conceituais e abordagem por meio de oficinas e simuladores virtuais sobre os cometas agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo de Donald Schön, da educação progressiva de John Dewey e da aprendizagem significativa de David Ausubel, o que possibilitou o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos pelos professores. Pela técnica da Análise de Conteúdo, os resultados revelaram que uma formação centrada em um único assunto ao qual possa ser explorado e desenvolvido com diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor. A análise também mostrou que, ao final, os professores demonstraram mudança de comportamento em sua prática pedagógica e profissional no que diz respeito ao reconhecer a necessidade da pesquisa constante, a adoção de novas tecnologias e ferramentas de ensino e a motivação para desenvolver os temas junto aos estudantes.
Titre en anglais
Continuing Teacher Education: comets as an interdisciplinary pedagogical strategy to insert Astronomy concepts in the early years of Elementary School
Mots-clés en anglais
Astronomy Teaching
Comet
Continuing Education of Teachers
Interdisciplinarity
Reflective Teacher
Resumé en anglais
The Continuing Teachers Education is an important tool that contribute to education professionals in all areas. Likewise the teaching of Astronomy needs to be sensitive to the needs of teachers, encouraging and adding to their routines and pedagogical practices. Recognizing the conceptual importance and necessity of teaching astronomy in the classroom, the question is: what changes in behavior professional with regard to the teaching of Astronomy can be leveraged during a continuing education course for teachers in the early years? This work points out that content of comets is a potential interdisciplinary approach to insert Astronomy concepts, both from the thematic unit of Earth and Universe, as well as through the approach of other areas of knowledge, all present in the National Common Curricular Base. The development of conceptual contents and approach through workshops and virtual simulators about comets added significantly to the construction of knowledge of teachers in a course of Continuing Teacher Education through the model practical-reflective work of Donald Schön, of John Dewey's progressive education and of significant learning from David Ausubel, which enabled the development of new thematic works by teachers. Using the Analysis of Contents technique, the results revealed that a training centered on a single subject to which it can be explored and developed with many resources, favors the teacher's teaching and learning process. The analysis also showed that, in the end, teachers demonstrated a change in behavior in their pedagogical and professional practice with regard to the recognition of need for constant research, adoption of new technologies and tools of teaching and the motivation to develop the themes with the students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.