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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2020.tde-08082020-165034
Documento
Autor
Nome completo
Pablo Roberto Carriel Dalmazzo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Leister, Nelson Vani (Presidente)
Barreto, Carla Alessandra
Poppe, Paulo Cesar da Rocha
Título em português
Parque dedicado ao Ensino de Astronomia: uma abordagem do Ensino não formal
Palavras-chave em português
Ensino de astronomia
Ensino não formal
Espaço não formal.
Resumo em português
Introdução: a formação do indivíduo ocorre por meio do ensino formal, não formal e informal. O ensino formal e pautado por leis e regras estabelecidas pela união, estado e municípios; já o ensino não formal representa o interesse de agremiações, instituições ou grupos sociais na autogestão e aquisição de conhecimentos; e o ensino informal acorre de maneira espontânea através da interação do indivíduo com o mundo que o cerca. Esta dissertação busca os pontos de convergência e propõe um modelo de cooperação entre um espaço de ensino não formal (parque de ensino de astronomia) e o ensino formal e informal. Objetivos: criar e testar um espaço não formal de ensino de astronomia e suas áreas correlatas, contribuindo com o ensino formal. Oferecer para as escolas uma estrutura para ser utilizada pelo(s) professore(s) em atividades de ensino de astronomia. Método: para elaborar e desenvolver as atividades voltadas para o ensino não formal de astronomia e criar a instrumentação necessária para dar suporte as atividades programadas para o parque (nomeado Academia do Saber Astronômico ASA), foram realizados quatro diagnósticos: 1. questionários diagnósticos com diretores ou coordenadores pedagógicos; 2. questionários diagnósticos com alunos do ensino médio; 3. questionários diagnósticos com professores; e 4. visitas a outros espaços não formais dedicados ao ensino de astronomia. Para testar a funcionalidade da ASA, foram realizados dois testes pilotos: um com professores do ensino fundamental e médio; e outro com alunos do ensino fundamental. Resultados: foram elaboradas as atividades da ASA com os resultados obtidos nos quatro diagnósticos. A ASA foi aberta para visitas pilotos e testada por professores e alunos. Os resultados dos testes indicam que o parque atingiu os objetivos de contribuir com o ensino formal oferecendo um espaço que ajude os professores a facilitarem a construção de conhecimentos prático e o desenvolvimento das habilidades dos alunos em astronomia. A ASA também pode oferecer visitações públicas que permitam que as pessoas transitem com liberdade pelo espanco e interajam livremente com as atividades do parque. Conclusão: a ASA foi criada e testada, mostrando-se um espaço com potencial para contribuir com o ensino formal de astronomia por meio das atividades propostas e oferecidas no parque.
Título em inglês
PARK DEDICATED TO ASTRONOMY TEACHING: A NON-FORMAL EDUCATION APPROACH
Palavras-chave em inglês
Astronomy.
Non-formal education.
Non-formal spaces.
Resumo em inglês
Introduction: the individual qualification occurs through formal, non-formal and informal education. Formal education is guided by laws and rules established by the union, state and municipalities; non-formal education represents the interest of associations, institutions or social groups in self-management and knowledge acquisition; and informal education occurs spontaneously through personal's interaction with the world around. This dissertation seeks the convergence points and proposes a model of cooperation between a non-formal education space (astronomy teaching park) and the formal and informal education. Aims: to create and test a non-formal space for astronomy education and related areas, contributing to the formal education. Provide to schools a structure to be used by teacher(s) in astronomy teaching activities. Methods: In order to develop activities aimed to non-formal astronomy education and build the instrumentation needed to support activities scheduled for the park (named Academia do Saber Astronômico - ASA), four diagnoses were made: 1. diagnostic questionnaires with pedagogical directors or coordinators; 2. diagnostic questionnaires with high school students; 3. diagnostic questionnaires with teachers; and 4. visits to other non-formal spaces dedicated to astronomy education. To test the functionality of the ASA, two pilot tests were carried out: one with elementary and high school teachers; and another with elementary school students. Results: ASA activities were elaborated with the results obtained in the four diagnoses. ASA was opened for pilot visits and tested by teachers and students. The test results indicate that the park has achieved the objectives of contributing to formal education by offering a space that helps teachers in facilitate the built of practical knowledge and the development of students' skills in astronomy. ASA can also offer public visits that allow people to move freely through the space and interact with the park's activities. Conclusion: ASA was created and tested, proved to be a space with potential to contribute to the formal astronomy education through the proposed activities offered in the park.
 
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Data de Publicação
2020-08-11
 
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