• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2023.tde-07032023-212151
Documento
Autor
Nome completo
Jose Roberto Rodrigues Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Leister, Nelson Vani (Presidente)
Hetem, Jane Cristina Gregorio
Levenhagen, Ronaldo Savarino
Poppe, Paulo Cesar da Rocha
Título em português
O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
Palavras-chave em português
Alfabetização Científica
Educação Científica
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Letramento Científico
Resumo em português
Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento. No caso do Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação, essa metodologia pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica, ao mostrar aos estudantes como a Ciência evolui e como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Dessa forma, os alunos podem aprender não apenas os conceitos científicos, mas também a importância da investigação e da argumentação na construção do conhecimento científico. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.
Título em inglês
The teaching of Astronomy in the promotion of scientific literacy
Palavras-chave em inglês
Astronomy Teaching
Science Teaching by Investigation
Scientific Education
Scientific Literacy
Resumo em inglês
I have always been a content teacher, I love explaining theory and solving exercises, on the other hand since my training I learned the importance that experiences and practical applications, of Physics and Science in general, have in learning. Society has changed, students have changed and the school is becoming unattractive to students, and if some change is not made, this disinterest will only increase. Active Methodologies have the potential to improve students' learning experience, generating greater interest and engagement. In the case of Science Teaching through Investigation and Argumentation, this methodology can significantly contribute to Scientific Literacy, by showing students how Science evolves and how scientific methodology can be applied in problem solving, through research and the rational search for evidence. In this way, students can learn not only scientific concepts, but also the importance of investigation and argumentation in the construction of scientific knowledge. On the other hand, in addition to the low level of Scientific Literacy, the Programme for International Student Assessment (PISA) also shows the low proficiency in reading and comprehension of texts by Brazilian students. Faced with this reality, our proposal is the application of scientific articles and texts on Astronomy to promote a simultaneous gain in all these aspects. Our work is anchored in the National Common Curricular Base and in the National Curriculum Parameters and seeks to offer theoretical and practical references, that is, a set of information and data that underlie new ways of teaching and learning using Active Methodologies and Science Teaching through Investigation to students. teachers who are interested in going down this path. We carried out some experiments done in the classroom and will provide a list of articles and scientific texts that can be used by my professional colleagues.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-03-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.