• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-31082023-202024
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Rangel Braga
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Vidal, Luciane Meneguin Ortega (Presidente)
Cardoso, André Coimbra Felix
Hemzo, Miguel Angelo
Luppe, Marcos Roberto
Título en portugués
Fatores críticos de sucesso para os clubes de assinatura no mercado brasileiro
Palabras clave en portugués
Caixa de Assinatura
Clube de assinatura
Economia de Recorrência
Gestão de negócios
Gestão de relacionamento
Modelo de negócios
Resumen en portugués
Este estudo tem como objetivo mapear as empresas de caixas de assinaturas brasileiras e analisar como as mesmas fazem a gestão do ciclo de vida do assinante durante as fases de captação, relacionamento com o cliente e cancelamento. Caixa de assinatura é um modelo de negócio de recorrência focado em entregar, periodicamente, produtos físicos nas casas dos assinantes. Existem diversos segmentos: comidas, bebidas, livros, produtos eróticos, roupas, produtos religiosos, etc. Também existem diferentes tipos: curadoria geral, curadoria específica, acesso e conveniência. Esse modelo de negócio já é amplamente difundido em outros países, porém percebe-se que, no Brasil, esse modelo ainda não teve a mesma adesão. Frente a esse cenário, o presente trabalho se propôs a mapear empresas que praticam tal estratégia (caixas de assinatura) e fazer uma pesquisa quantitativa com as empresas nacionais que oferecem caixa de assinatura. Tal pesquisa teve como foco entender as características estruturais das empresas de assinatura brasileiras para conhecer os meios de captação que utilizam para conquistar novos clientes, verificar como é o gerenciamento do relacionamento com os clientes, analisar as estratégias de monitoramento e retenção no processo de cancelamento dos clientes. Como resultado foi apresentado um mapeamento não existente do mercado de empresas de assinatura brasileiro, assim como, uma contribuição para os clubes de assinaturas para melhor entendimento dos fatores críticos de sucesso dos clubes de assinaturas no mercado brasileiro, além de auxiliar as empresas na reflexão e revisão de suas estratégias e seus procedimentos internos para alcance de maior êxito em seu negócio.
Título en inglés
Critical success factors for subscription box companies in the Brazilian market
Palabras clave en inglés
Business management
Business model
Recurrence Economy
Relationship management
Subscription Box
Resumen en inglés
This study aims to map Brazilian subscription box companies and analyze how they manage the subscriber life cycle during the capture, customer relationship and cancellation phases. Subscription box is a recurrence business model focused on periodically delivering physical products to subscribers' homes. There are several segments: food, drinks, books, erotic products, clothes, religious products, etc. There are also different types: general curation, specific curation, access and convenience. This business model is already widespread in other countries, but it is clear that, in Brazil, this model has not yet had the same adherence. Faced with this scenario, the present work proposed to map companies that practice this strategy (subscription boxes) and, subsequently, carry out a quantitative research with national companies that offer subscription boxes. This research is focused on understanding the structural characteristics of Brazilian subscription companies to learn about the means of attracting new customers, verifying how customer relationships are managed and analyzing monitoring and retention strategies in the process of canceling subscriptions. customers. As a result, it showed a non-existent mapping of the Brazilian subscription companies market, as well as contributed to a better understanding of the critical success factors of clubs in the Brazilian market, in addition to helping companies to reflect and review their strategies and their internal procedures to achieve greater success in your business.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.