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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-31052021-154721
Document
Auteur
Nom complet
Renato Marques
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Barlach, Lisete (Président)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Ferreira, Luciana Carvalho de Mesquita
Ghobril, Alexandre Nabil
Titre en portugais
Para além da molécula: paradoxos da gestão da inovação na indústria farmacêutica
Mots-clés en portugais
Armadilha do sucesso
Gestão da inovação
Indústria farmacêutica
Inovação
Inovação além da molécula
Resumé en portugais
A velocidade das transformações promovidas pelo avanço tecnológico tem provocado profundo impacto em todos os setores da economia. Para a indústria farmacêutica, a transformação digital veio acrescentar complexidade a um cenário em ebulição pela alteração na relação de forças no sistema de saúde no Brasil. Lançar seguidamente novas moléculas já não representa garantia de sucesso e faturamento, dado o contexto de reembolso e financiamento dos tratamentos médicos no país. Por meio de um estudo de múltiplos casos, esta dissertação descreveu e analisou o processo de gestão de inovação por três empresas que têm operação comercial direcionada a cuidados de saúde e se relacionam com semelhantes grupos de interesse neste segmento. O estudo destes casos buscou entender os caminhos da inovação além da molécula na saúde e os de que maneira estes se contrapõem aos métodos tradicionalmente seguidos por grandes farmacêuticas. Por meio desta análise, foi possível observar que a nova relação de forças dentro do sistema de saúde demanda uma maior compreensão da jornada do paciente para busca de geração de valor compartilhado entre os diferentes stakeholders do setor. Os resultados também demonstraram um forte apego da indústria farmacêutica aos processos que alcançaram sucesso no passado, muitas vezes sem uma análise de sua adequação para o contexto atual.
Titre en anglais
Beyond the molecule: paradoxes of innovation management in the pharmaceutical industry
Mots-clés en anglais
Innovation
Innovation beyond the molecule
Innovation management
Pharmaceutical industry
Success trap
Resumé en anglais
The speed of changes brought by technological advances has had a profound impact on all sectors of the economy. For the pharmaceutical industry, the digital transformation has added complexity to an unstable scenario due to changes in the balance of forces in the brazilian health system. Launching new molecules, repeatedly, is no longer a guarantee of success and revenue, given the context of reimbursement and financing of medical treatments in the country. Through a multiple case study, this dissertation described and analyzed the innovation management process developed by three companies that have a commercial operation directed to health care and are related to similar interest groups in this segment. The study of these cases sought to understand the paths of innovation beyond the molecule in health and the ways in which these are opposed to the methods traditionally followed by large pharmaceutical companies. Through this analysis, it was possible to observe that the new balance of strenght within the health system demands a greater understanding of the patient's journey to seek shared value generation among the different stakeholders in the sector. The results also demonstrated a strong attachment of the pharmaceutical industry to processes that have been successful in the past, often without an analysis of their suitability for the current context.
 
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Date de Publication
2021-08-11
 
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