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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-27102022-205415
Documento
Autor
Nome completo
Glauber Cerri Pitanga
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Biazzi, Jorge Luiz de (Presidente)
Berssaneti, Fernando Tobal
Cerquinho, Fabio
Torres Junior, Alvair Silveira
Título em português
Desafios para a implantação de ferramental e inteligência artificial na área de compras indiretas para bens e serviços de consumo recorrente
Palavras-chave em português
Business Intelligence
Cadeia de suprimentos
Compras
Estratégia empresarial
Inovação
Machine Learning
Procurement
Tecnologia
Resumo em português
A evolução tecnológica é um tema que é rotineiramente abordado como boa prática de implantação nos afazeres cotidianos, e principalmente como pauta de discussão nas organizações sob as vertentes de facilitador e redutor de falhas. O Business Intelligence (BI) é naturalmente lembrado como importante ferramental dentro dos vários pilares do ambiente corporativo, contudo, poucas são as menções e estudos referentes a evolução e foco estratégico empresarial na área de compras e na Cadeia de Suprimentos (CS), assim como pesquisas fundamentadas que mostram efetivamente a ação, impacto e resultados do mesmo na referida cadeia. Para fins de realização deste projeto de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, suportada pela metodologia de estudo de caso, com apoio da revisão de literatura. Como estratégia de coleta de dados foram utilizados documentos e registros em arquivos e entrevistas em profundidade com executivos e líderes de compras e cadeias de suprimentos. Tais evidências foram objetos de avaliação de dados analisados por meio da estratégia geral adotada, e da técnica análise de conteúdo. Como resultados, se notou a inexistência de um padrão no grau de maturidade das empresas, contudo com uma grande preocupação nas aplicações de governança, processos de negociação, tomadas de decisão e compliance. Observou-se também que apenas uma das empresas entrevistadas faz uso de um mecanismo de IA com aplicação de machine learning, e que fatores como disponibilidade de recursos financeiros e profissionais, trabalho colaborativo entre as áreas envolvidas e a visão de longo prazo, alto grau de maturidade nas utilizações e integrações sistêmicas para as tomadas de decisão, governança e a orientação para resultados do líder da área de compras como patrocinador durante o processo de implantação são considerados mínimos para a sua aplicação e sucesso.
Título em inglês
Challenges for the implementation of tools and artificial intelligence in the procurement area for recurrent purchasing of goods and services
Palavras-chave em inglês
Business Intelligence
Business Strategy
Innovation
Machine Learning
Procurement
Purchasing
Supply Chain
Technology
Resumo em inglês
Technological evolution is a topic that is routinely approached as a good implementation practice in everyday tasks, and mainly as an agenda for discussion in organizations from the perspective of facilitator and problems reducer. Business Intelligence (BI) is naturally remembered as an important tool within the various pillars of the corporate environment, however, there is a lack of mentions and studies referring to the evolution and strategic business focus in the purchasing area and in the Supply Chain (SC), as well as substantiated researches that effectively show the action, impact and results of the same in that chain. To execute this research project, a qualitative approach, based on an exploratory nature, was adopted, supported by the case study research methodology, supported by the literature review. As a strategy for data collection, I used documents, archives records and in-depth interviews with executives and leaders of purchasing/procurement and supply chains in different companies. Such evidences were subjected to a data evaluation, which were analyzed using the general strategy adopted, and the content analysis technique. As a result, it was noted the lack of a standardized maturity level between the companies, however with a great concern in the applications of governance, negotiation processes, decision making and compliance. It was also observed that only one of the interviewed companies uses an AI mechanism with the application of machine learning, and factors such as availability of financial and professional resources, collaborative work between the stakeholders and the long-term vision, high maturity level in using and integrating systems for decision making, governance and results orientation of the head of procurement as a sponsor during the implementation process are considered minimum for its application and success.
 
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Data de Publicação
2022-11-09
 
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