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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-25112022-160804
Document
Auteur
Nom complet
Wendell Tadeu Moreira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Comini, Graziella Maria (Président)
Barki, Edgard Elie Roger
D'Amario, Edison Quirino
Vidal, Luciane Meneguin Ortega
Titre en portugais
Desenvolvimento de inovações sociais em empresas de tecnologia: um estudo de caso
Mots-clés en portugais
Inovação social
Investimento social privado
Responsabilidade social corporativa
Tecnologia da informação
Resumé en portugais
A inovação social é uma solução inovadora para problemas e desafios ambientais, econômicos e sociais complexos e visa aumentar o bem-estar social por meio da cocriação (Borzaga & Bodini, 2014). Num contexto em que as 500 maiores empresas do mundo, mesmo em ano de pandemia, atingiram recorde de receita de US$ 33,3 trilhões em 2020, com as vendas combinadas dessas empresas equivalentes a mais de um terço do PIB global (Fortune, 2020), sendo notória a relevância dessas organizações, a sociedade espera que essas grandes corporações multinacionais consigam, além de atingir os objetivos corporativos, equilibrar suas estratégias também com as realidades locais e objetivos sociais. Assim, surge a definição de inovação social corporativa (Husted & Allen, 2006; Snider, Hill, & Martin, 2003). Inserido neste contexto, este estudo teve por objetivo principal compreender e identificar como uma grande corporação multinacional de tecnologia pode desenvolver inovações sociais. Optou-se por utilizar metodologia de estudo de caso único, com abordagem qualitativa e exploratória. A empresa estudada é uma das líderes globais no segmento, parte integrante da lista de empresas da pesquisa Fortune Global 500. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com dez líderes de diversos departamentos relacionados ao desenvolvimento de negócios, inovação, produto, relacionamento com parceiros e startups, e cidadania corporativa. Nove dos entrevistados eram da sede da empresa no Brasil, em São Paulo, e uma das entrevistadas é de Santiago, no Chile. As referências para criação do formulário de pesquisa foram encontradas em livros e artigos sobre inovação social e inovação social corporativa. A pesquisa concluiu que a empresa possui várias iniciativas e projetos sociais bem-intencionados, no entanto, suas ações e relacionamentos podem gerar ainda mais mudanças significativas como agente transformador na sociedade. A dissertação propôs recomendações direcionadas para corporações de tecnologia, empreendedores e futuros empreendedores, buscando contribuir para os diversos atores que podem ser grandes propulsores de impactos positivos para a sociedade.
Titre en anglais
Development of social innovations in technology companies: a case study
Mots-clés en anglais
Corporate social responsibility
Information Technology
Private social investment
Social innovation
Resumé en anglais
Social innovation is an innovative solution to complex environmental problems, economic and societal challenges, and it aims to increase societal welfare through co-creation (Borzaga & Bodini, 2014). In a context in which the 500 largest companies in the world, even in a pandemic year, reached a record revenue of US$ 33.3 trillion in 2020, with the combined sales of these companies equivalent to more than a third of the global GDP (Fortune, 2020), being notorious the relevance of these organizations, society expects these large multinational corporations to be able to achieve, in addition to corporate objectives, to balance their strategies also with local realities and social objectives. Thus, the definition of corporate social innovation emerges (Husted & Allen, 2006; Snider, Hill, & Martin, 2003). Inserted in this context, this study aimed to understand and identify how a large multinational technology corporation can develop social innovations. This dissertation uses a single case study methodology, with a qualitative and exploratory approach. The company studied is one of the global leaders in the segment, an integral part of the list of companies in the Fortune Global 500 survey. Data collection was carried out through semi-structured interviews with ten leaders from various departments related to business development, innovation, product, relationship with partners and startups, and corporate citizenship. Nine of the interviewees were from the company's headquarters in Brazil, in Sao Paulo, and one of the interviewees is from Santiago, Chile. References for creating the survey form were found in books and articles with social innovation and corporate social innovation subjects. The research concluded that the company has several well-intentioned social initiatives and projects, however, its actions and relationships can generate even more significant changes as a transforming agent in society. The dissertation proposed recommendations aimed at technology corporations, entrepreneurs and future entrepreneurs, seeking to contribute to the various actors that can be drivers of positive impacts for society.
 
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Date de Publication
2022-11-29
 
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