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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-20012022-210129
Documento
Autor
Nome completo
Marisangela Bastos Lima Csik
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Torres Junior, Alvair Silveira (Presidente)
Cirani, Claudia Brito Silva
Felizola, Matheus Pereira Mattos
Pedroso, Marcelo Caldeira
Título em português
Relacionamento na perspectiva dos empreendedores das startups com corporações: existe um processo evolutivo na relação entre elas?
Palavras-chave em português
Corporações
Evolução
Inovação
Lean startup
Relacionamento
Startups
Resumo em português
A vantagem competitiva é obtida a partir do desenvolvimento de inovações. Joseph Schumpeter usou o termo destruição criativa para novas fontes de vantagem competitiva que ultrapassam aquelas já estabelecidas. Uma das maiores molas propulsoras da economia é a inovação, é por meio dela que se pode melhorar a vida das pessoas e atender aos consumidores de forma mais rápida e eficiente. As empresas nascentes, as startups, no geral, estão em busca de escalar um modelo de negócios inovador e, por isso, a fim de obter auxílio no processo de conquistar mercado alavancando não só produtos, mas também serviços, tentam estabelecer parceria com grandes empresas. Com essa interação, diferentes formas e características de relacionamento entre essas empresas ocorrem e, além disso, é importante salientar que grandes empresas investem recursos financeiros na aquisição de empresas menores, no mercado em que operam ou em um novo mercado em potencial. É a partir dessas ideias que o presente trabalho fundamentou a pesquisa, ou seja, buscou compreender como ocorre a relação entre corporações e startups. A pesquisa - qualitativa - foi realizada com 18 empreendedores, por meio de protocolo semiestruturado, baseado na Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os dados foram compilados e, então, realizada uma análise de conteúdo, seguindo a metodologia de Bardin (2016) e com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados provenientes das entrevistas demonstram que startups buscam validar o seu modelo de negócios através da colaboração das grandes empresas, possibilitando a descrição de 03 caminhos práticos possíveis para que essa relação evolua de forma mais equilibrada para as startups.
Título em inglês
Relationship from the perspective of startup's entrepreneurs with corporations: is there an evolutionary process between them?
Palavras-chave em inglês
Corporations
Evolution
Innovation
Lean startup
Relationship
Startups
Resumo em inglês
Competitive advantage is gained through the development of innovations. Joseph Schumpeter used the term creative destruction for new sources of competitive advantage that go beyond established ones. One of the biggest driving forces in the economy is innovation. It is through it that people's lives can be improved and consumers served more quickly and efficiently. The startups companies, in general, are looking to scale an innovative business model and try to establish a partnership with big companies. This occur to get help in the process of opening the market. In this way, they seek the Corporations to build a partnership with the purpose of developing and scaling new products and services. In this interaction, there are forms and characteristics of relationships between these companies. In addition, large companies invest financial resources in acquiring smaller companies, in the market in which they operate or in a potential new market. In this context, the present work tried to understand how this relationship between corporations and startups occurs through an exploratory qualitative research with 18 entrepreneurs, through a semi-structured protocol, based on the Systematic Literature Review (RSL). Data were compiled and a content analysis performed, following the methodology of Bardin (2016) and with the statistics of the Iramuteq software. The results from the interviews demonstrate that startups seek to validate their business model through the collaboration of large companies and 03 possible practical ways were described which this relationship occurs in a more satisfactory way for startups.
 
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Data de Publicação
2022-02-02
 
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