• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-18102019-182108
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Seiji Tokumaru
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha (Presidente)
Souza, Cesar Alexandre de
Barbero, Edson Ricardo
Perez, Gilberto
Título em português
Computação em nuvem e o desafio de inovação das consultorias integradoras de sistemas
Palavras-chave em português
Aplicativo mobile IES
Computação em nuvem
Consultoria integradora
Inovação
Transformação digital
Resumo em português
A adoção da computação em nuvem pelo mercado ocorre no modelo de subscrição de software, plataforma e infraestrutura como serviço, permitindo às empresas a implantação de sistemas de gestão de forma mais rápida e com custos menores. Para as consultorias integradoras de TI que compõem o ecossistema das grandes empresas de tecnologia, esse novo formato de subscrição afeta a receita tradicional e altera a relação de parceria com os fornecedores de software, exigindo que as consultorias inovem seu portfólio de serviços e modelos de entrega de forma ativa, e não mais apenas pela adoção da inovação embutida nos softwares e abordagens desenvolvidas pelos grandes fabricantes de tecnologia. Por meio de uma pesquisa-ação participativa, este trabalho teve como objetivo executar um processo de inovação estruturado que permitisse a uma empresa de consultoria o contato com a cultura de inovação. Foram aplicados os conceitos de processo de inovação para identificar oportunidades de negócio, gerar ideias, selecionar um projeto, desenvolver um novo produto (baseado em soluções disponibilizadas pela plataforma de computação em nuvem) e lançá-lo comercialmente. Como contribuição prática houve o efetivo lançamento no mercado de um produto inovador e o encorajamento de comportamentos que fortaleceram o compartilhamento de uma visão inovadora para a empresa estudada. Para a academia consideramos que a habilidade de inovação de uma organização é fundamental para sua sobrevivência e evolução e, estudos como o presente contribuem para a consolidação de pesquisas aplicadas em empreendedorismo e inovação.
Título em inglês
Cloud computing and the innovation challenge of systems integrator consulting firms
Palavras-chave em inglês
Cloud computing
Digital transformation
Innovation
Mobile application for higher education
System integrator firms
Resumo em inglês
The adoption of cloud computing by the market occurs in the software subscription model, platform and infrastructure as a service, allowing companies to deploy management systems faster and at lower costs. For systems integration consulting firms that belong to the ecosystems of large technology companies, this new subscription format affects traditional revenue and alters the partnership relationship with software vendors and requiring that consultancies innovate their portfolio of services and delivery models and not just for the adoption of the innovation embedded in the software and approaches developed by the big technology manufacturers. Through a participatory action research, this work had as objective to execute a structured process of innovation that allowed a consulting company the contact with the culture of innovation. The concepts of innovation process were applied to identify business opportunities, generate ideas, select a project, develop a new product (based on solutions provided by the cloud computing platform) and launch it in the market. As a practical contribution there was the effective launching of an innovative product in the market and the encouragement of behaviors that strengthened the sharing of an innovative vision for the studied company. For the academy we consider that the innovation ability of an organization is fundamental for its survival and evolution, and studies like the present contribute to the consolidation of applied research in entrepreneurship and innovation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoMarcelo.pdf (3.99 Mbytes)
Data de Publicação
2019-10-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.