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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Talita da Silva Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Sauaia, Antonio Carlos Aidar (Presidente)
Pedroso, Marcelo Caldeira
Silva, Marco Antônio
Spers, Renata Giovinazzo
Título em português
Alinhamento técnico de colaboradores por meio da gestão do conhecimento
Palavras-chave em português
Conhecimento técnico
Dado
Gestão do conhecimento
Informação
Resumo em português
A experiência acadêmica e profissional da pesquisadora, dos últimos 14 anos (2005 a 2019), combinada às recentes vivências em empresas laboratoriais (2014 a 2018), levaram-na a compreender a importância do conhecimento técnico para o sucesso de uma empresa. Contudo, se tal conhecimento não for alinhado e compartilhado, cria-se um desalinhamento entre os colaboradores. Esta pesquisa teve o objetivo de diagnosticar o desalinhamento do conhecimento entre os colaboradores, alinhando o conhecimento técnico, treinando os colaboradores e criando uma base de dados para apoiar a Gestão do Conhecimento. Adotou-se o modelo de Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi, o qual enfatiza dois tipos de conhecimentos: o tácito (inerente às habilidades pessoais) e o explícito (registrado em documentos). No modelo o conhecimento é convertido através de quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização (Nonaka e Takeuchi, 2008). Tais modos foram estudados inicialmente no Laboratório de Gestão (Sauaia, 2013), ambiente para a prática da Gestão do Conhecimento. Numa turma do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP de 2018 foram vivenciados três jogos de empresas. No início do segundo jogo, os quatro gestores das empresas laboratoriais responderam um questionário sobre o conhecimento que obtiveram no primeiro jogo. Diagnosticou-se entre os participantes um desalinhamento de 68% do conhecimento técnico. Teve início o estudo do processo de Gestão do Conhecimento no Laboratório de Gestão. O conhecimento técnico foi alinhado por meio do plano estratégico das empresas laboratoriais. Os treinamentos para sua disseminação ocorreram em reuniões presenciais e remotas. Foi criada uma base de dados composta de planilhas Excel e artigos científicos. No fim do terceiro jogo constatou-se que o desalinhamento do conhecimento técnico caíra de 68% para 8% entre os quatro gestores. O Laboratório de Gestão permitiu à pesquisadora compreender a dinâmica da Gestão do Conhecimento na organização como um todo. Ao se perceber problema similar na empresa Alvo, onde atuava profissionalmente a pesquisadora, conduziu-se uma pesquisa-ação qualitativa intervencionista. Diagnosticou-se o desalinhamento do conhecimento com a aplicação de um questionário aos 37 colaboradores do segmento farmacêutico da América Latina. Em face do desalinhamento, alinhou-se o conhecimento técnico em um portfólio de produtos ampliados para o segmento farmacêutico. Foram realizados treinamentos presenciais e remotos apoiados na documentação técnica regulatória. Uma base de dados foi estruturada e publicada no SharePoint da empresa. A Gestão do Conhecimento propiciou aos colaboradores da empresa Alvo autonomia para a tomada de decisão, melhorou as visitas de vendas, a satisfação dos clientes externos e gerou internamente um círculo virtuoso de contínua aprendizagem. A participação colaborativa da pesquisadora no Laboratório de Gestão inspirou a pesquisa na empresa Alvo. A prática da Gestão do Conhecimento propiciou o alinhamento do conhecimento técnico e o alcance de melhores desempenhos nos dois contextos, incentivou a pesquisadora a empreender uma consultoria de treinamento gerencial e de alinhamento do conhecimento técnico, bem como uma pesquisa de doutorado que adotará a Gestão do Conhecimento como diretriz para tomada de decisão.
Título em inglês
Technical alignment of employees through knowledge management
Palavras-chave em inglês
Data
Information
Knowledge management
Technical knowledge
Resumo em inglês
The academic and professional experience of the researcher, from the last 14 years (2005 to 2019), combined with recent experiences in laboratory companies (2014 to 2018), led her to understand the importance of technical knowledge for the success of a company. However, if such knowledge is not aligned and shared, it creates misalignment among employees. This research aimed to diagnose the misalignment of knowledge among employees, aligning technical knowledge, training employees and creating a database to support Knowledge Management. Nonaka and Takeuchi's Knowledge Management model was adopted, which emphasizes two types of knowledge: tacit (inherent in personal skills) and explicit (recorded in documents). In the model, knowledge is converted through four modes: socialization, externalization, combination, and internalization (Nonaka and Takeuchi, 2008). These modes were initially studied at the Management Laboratory (Sauaia, 2013), an environment for the practice of Knowledge Management. In a class of 2018 of Professional Master's Degree in Entrepreneurship at FEA-USP, three company games were experienced. At the beginning of the second game, the four managers of the laboratory companies answered a questionnaire about their knowledge in the first game. Among the participants, a misalignment of 68% of the technical knowledge was diagnosed. The study of the Knowledge Management process in the Management Laboratory has begun. The technical knowledge was aligned through the strategic plan of the laboratory companies. The training for its dissemination took place in face-to-face and remote meetings. A database composed of Excel spreadsheets and scientific articles was created. At the end of the third game it was found that misalignment of technical knowledge had fallen from 68% to 8% among the four managers. The Management Lab allowed the researcher to understand the dynamics of Knowledge Management in the organization as a whole. Realizing a similar problem in the Alvo company, where the researcher worked professionally, a qualitative interventionist action research was conducted. Knowledge misalignment was diagnosed by applying a questionnaire to the 37 employees of the pharmaceutical segment in Latin America. In the face of misalignment, technical knowledge was aligned in a portfolio of expanded products for the pharmaceutical segment. On-site and remote training sessions were conducted, supported by regulatory technical documentation. A database has been structured and published to the company's SharePoint. Knowledge Management provided to Alvo company employees an autonomy for decision making, improved sales visits, external customer satisfaction and internally generated a virtuous circle of continuous learning. The collaborative participation of the researcher in the Management Laboratory inspired the research in the company Alvo. The practice of Knowledge Management provided the alignment of technical knowledge and the achievement of better performance in both contexts, encouraged the researcher to undertake a management training consulting and alignment of technical knowledge, as well as a Ph.D. research that will adopt Knowledge Management as a guideline for decision making.
 
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CorrigidoTalita.pdf (4.78 Mbytes)
Data de Publicação
2019-10-22
 
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