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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-17112023-203816
Documento
Autor
Nome completo
Anderson Yutaka Oba
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rossi, George Bedinelli (Presidente)
Cunha, Júlio Araújo Carneiro da
Marques, Jane Aparecida
Pereira, Luis Henrique
Título em português
Programas de inovação impulsionando o crescimento de organizações: o caso da Nitro
Palavras-chave em português
Crescimento na receita de vendas
Diagnóstico de Inovação
Inovação
Nitro
Programas de Inovação
Resumo em português
Empresas tradicionais, interpretadas livremente como empresas de grande porte existentes há várias décadas, buscam o crescimento de suas receitas em vendas e, invariavelmente, procuram estabelecer programas de inovação, metas ousadas e objetivos inspiradores para seus colaboradores. Para atingi-los, investem em recursos humanos, físicos e financeiros, por meio do recrutamento de profissionais capacitados, experientes e competentes. Porém, muitas vezes, deparam-se com resultados diferentes dos esperados, insucessos causados por motivos a priori desconhecidos, ou que se tornam conhecidos somente após anos de esforços e de investimentos. Tais consequências podem levar seus acionistas, sua liderança e seus colaboradores a decepções e a correções de percurso, às vezes traumáticas, ou até mesmo à descontinuidade de esforços nos quais, outrora, haviam sido depositadas enormes doses de confiança e de recursos. Frente a este cenário, a presente dissertação visou apresentar, por meio de um estudo de caso, os esforços de uma tradicional empresa do setor de especialidades químicas sediada no Brasil, a Companhia Nitro Química Brasileira, fundada em 1935, recentemente renomeada Nitro. Buscou-se identificar e executar sua busca por crescimento da receita, valendo-se de vários processos de inovação e seus resultados no lançamento de novos produtos e negócios. O objetivo geral foi identificar os programas de inovação adotados pela Nitro, no período de 2016 a 2022, e avaliar seus impactos no crescimento da receita líquida de vendas. Os objetivos específicos foram investigar os programas de inovação realizados no período estabelecido e verificar a influência da inovação na geração de novos serviços, produtos e negócios, assim como os respectivos resultados obtidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com o uso de um roteiro de entrevista como instrumento de coleta, o qual foi aplicado a 8 entrevistados envolvidos nos Projetos de Inovação (Liderança, P&D e Novos Negócios). Esta dissertação também apresentou alguns artefatos disponíveis no Estado da Arte para diagnosticar o ambiente mais apropriado ao desenvolvimento da inovação em empresas tradicionais, que podem preceder às iniciativas de inovação, a fim de orientar seus gestores antes de comprometerem os recursos das companhias ou com o intuito de fazê-lo de maneira mais direcionada e mais alinhada com seus objetivos. Os resultados permitiram identificar as motivações da empresa, perceber seus gaps e estabelecer relações entre os programas de inovação realizados e o crescimento da receita de vendas da empresa de cerca de 25% ao ano, no período analisado, praticamente triplicando seu faturamento. A investigação deste estudo de caso real permitiu constatar que programas de implementação de inovação são capazes de fortalecer uma cultura de inovação mais assertiva, além de contribuírem diretamente com o crescimento das empresas, com o mercado e com a academia.
Título em inglês
Innovation programs boosting the growth: the case of Nitro company
Palavras-chave em inglês
Growth in sales revenue
Innovation
Innovation Diagnosis
Innovation Programs
Nitro
Resumo em inglês
Traditional companies, hereby freely interpreted as large companies that have existed for several decades, seek to grow their sales revenues and invariably aim to establish innovation programs with bold and inspiring goals for their employees. To accomplish these goals, they invest in human, physical and financial resources and, to do so, recruit skilled, experienced, and competent professionals. Nevertheless, they often come up with results different from their expectations, failures caused by unknown reasons, or that become known only after years of efforts and investments. Such consequences can lead their shareholders, their leadership and even their employees to disappointments and traumatic corrections of paths or the discontinuity of efforts in which, once, enormous doses of trust and resources had been deposited. In line with this scenario, this dissertation presented, through a case study, the efforts made by a traditional company active in the specialty chemicals sector based in Brazil, Companhia Nitro Química Brasileira, founded in 1935, and recently renamed Nitro", to identify and to execute its search for revenue growth using various innovation processes and their results launching new products and businesses. The overall objective was to identify the innovation programs adopted by Nitro, from 2016 to 2022, and to evaluate their results in the growth of net sales revenue. The specific objectives were to investigate the innovation programs carried out in the foreseen period and to verify the influence of innovation on the generation of new services, products and businesses, as well as the respective results obtained. For that, a qualitative exploratory research was carried out using an interview script as a primary data collection instrument, which was applied to 8 people involved in Nitro's Innovation Projects (Leadership, R&D and New Business). This dissertation also presented some of the artifacts available in the state of the art for the diagnosis of the environment most appropriate to the development of innovation in traditional companies, which can precede innovation initiatives in order to guide their managers before committing companies resources or in order to do so in a more targeted and aligned manner. The results allowed us to identify the company's motivations, realized its gaps and establish relationships between the innovation programs carried out and the growth in the company's sales revenue of about 25% per year, in the analyzed period, practically tripling its revenue. This investigation of this real case study allowed us to evaluate how the implementation of innovation programs is able to strengthen a more assertive innovation culture, in addition to directly contributing to the growth of companies, market and academia.
 
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Data de Publicação
2023-12-11
 
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