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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-17112023-195812
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno Toshikazu Ikeuti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Franca, Ana Cristina Limongi (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Vicentini, Paula Perin
Título en portugués
Empreendedorismo como transformação social: análise de uma proposta inovadora de política pública
Palabras clave en portugués
Educação
Empreendedorismo
Evasão Escolar
Política pública
Programa Inova Educação
Resumen en portugués
Nos últimos anos, a piora dos indicadores educacionais tem levado a a buscar alternativas inovadoras para enfrentar problemas que levam ao abandono e à evasão escolar. Em 2019, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo lançou o programa Inova Educação que trouxe a possibilidade do ensino de empreendedorismo, enquanto disciplina eletiva, para os mais de 2 milhões de alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas da rede estadual. Neste trabalho, o empreendedorismo é compreendido como a mobilização de habilidades, competências e atitudes que podem ser ensinadas e praticadas, a fim de capacitar o indivíduo a aproveitar oportunidades e criar e gerenciar atividades que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Considerando a escala e o impacto dessa mudança, identificou-se a oportunidade de investigar a temática. Deste modo, o objetivo principal foi realizar uma análise crítica da disciplina eletiva de empreendedorismo na educação básica enquanto potencial solução para o aumento do aprendizado e a diminuição da evasão escolar. Os objetivos secundários foram: analisar as mudanças institucionais que influenciaram e permitiram a implementação desta política pública; avaliar a recepção, a pertinência e as condições objetivas que permitiram a implementação dessa inovação na rede pública de ensino; e identificar possíveis pontos de melhoria para implementação desta política pública na rede estadual e em outras redes de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados primários valeu-se de entrevistas com gestões públicos e partes interessadas, assim como questionários aplicados às escolas do Programa de Educação Integral (PEI) e às Escolas de Tempo Integral (ETI) e às escolares regulares (gestores escolares, docentes e discentes). Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, análise de discurso e estatística descritiva. Os resultados demonstraram que a eletiva de empreendedorismo é apenas mais uma ferramenta dentre várias outras necessárias para combater o abandono e a evasão escolar, visto que contribui para a pauta das competências educacionais, razão que levou à criação do programa Inova Educação. Além disso, também demonstram que as escolas e os professores carecem de suporte para a implementação da política, embora ela tenha sido bem recebida e exista demanda por parte dos estudantes. Também foi possível constatar que a temática de empreendedorismo cumpre o papel da formação para o mercado de trabalho; que aparenta ser mais adequada para os estudantes do ensino médio do que para os do ensino fundamental e que a rede escolar deseja a continuidade do programa, o que abre espaço para o aperfeiçoamento da política e para a possibilidade de evolução da pauta de empreendedorismo nas redes públicas de ensino.
Título en inglés
Entrepreneurship as social transformation: analysis of an innovative public policy proposal
Palabras clave en inglés
Education
Entrepreneurship
Inova Educação Program
Public Policy
School Dropout
Resumen en inglés
In recent years, the deterioration of educational indicators has led public management to seek innovative alternatives to address problems that contribute to school dropout and evasion. In 2019, the Secretary of Education of the State of São Paulo launched the Inova Educação program, which brought the possibility of teaching entrepreneurship as an elective subject to more than 2 million students in the final years of elementary and high school in public schools within the state network. In this study, entrepreneurship is understood as the mobilization of skills, competencies, and attitudes that can be taught and practiced to empower individuals to seize opportunities and create and manage activities that promote sustainable socioeconomic development. Considering the scale and impact of this change, the opportunity to investigate the subject was identified. Thus, the main objective was to conduct a critical analysis of the elective subject of entrepreneurship in basic education as a potential solution to enhance learning and reduce school dropout. The secondary objectives were to analyze the institutional changes that influenced and allowed the implementation of this public policy, evaluate the reception, relevance, and objective conditions that enabled the implementation of this innovation in the public education system, and identify possible areas for improvement in the implementation of this public policy in the state network and other education networks. For this purpose, a qualitative and quantitative exploratory research was conducted, based on bibliographic and documentary research. Primary data collection involved interviews with public management and stakeholders, as well as questionnaires applied to schools in the Full Education Program (PEI), Full-Time Schools (ETI), and regular schools (school managers, teachers, and students). The collected data were analyzed using content analysis, discourse analysis, and descriptive statistics. The results demonstrated that the entrepreneurship elective is just one tool among several others needed to combat school dropout and evasion, as it contributes to the agenda of educational competencies, which led to the creation of the Inova Educação program. Furthermore, the results also showed that schools and teachers lack support for the implementation of the policy, although it was well-received and there is demand from students. It was also possible to as certain that the entrepreneurship theme fulfills the role of preparing students for the job market, appears to be more suitable for high school students than for elementary school students, and that the school network desires the continuation of the program, which creates opportunities for the improvement of the policy and the potential evolution of the entrepreneurship agenda in public education networks.
 
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Fecha de Publicación
2023-12-08
 
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