• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-15062023-150559
Document
Auteur
Nom complet
Dante Guilherme de Jesus Lopes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Pedroso, Marcelo Caldeira (Président)
Burcharth, Ana Luiza Lara de Araújo
Comini, Graziella Maria
Vilha, Anapatrícia de Oliveira Morales
Titre en portugais
Análise de um programa de treinamento e de seu impacto nos treinandos: um estudo de caso da implantação do método de empreendedorismo validation rocket em sala de aula
Mots-clés en portugais
Avaliação do impacto do treinamento
Empreendedorismo
Método validation rocket
Resumé en portugais
A presente pesquisa buscou investigar como avaliar o impacto de programa de treinamento realizado em sala de aula de uma Instituição de Ensino Superior (IES) utilizando um instrumento de medida de impacto de treinamento no trabalho. O programa de treinamento utilizou o método de empreendedorismo Validation Rocket, e foi aplicado durante o primeiro semestre letivo de 2018 a aproximadamente 40 estudantes de graduação, com o objetivo de desenvolver artefatos pedagógicos. Para avaliar o impacto desse treinamento nos alunos-treinando, adaptou-se a consagrada escala de Abbad (1999), que fora desenvolvida e múltiplas vezes validadas para medição do impacto de treinamentos empresariais, para os fins de auto e heteroavaliação pelos colegas de treinamento. Foram obtidas 15 autoavaliação (índice de retorno de 40,54%) e 42 heteroavaliações. As escalas passaram por análise de confiabilidade (coeficiente alpha de Cronbach) e pelos testes de esfericidade de Bartlett e Kaiser-Meyer-Olkim (KMO), e então foram submetidas à análise fatorial exploratória, onde encontraram-se, adotando o critério da variância total, estrutura trifatorial explicando 60% da variância total das respostas em ambos os casos. Os resultados permitiram concluir que as escalas utilizadas são psicometricamente confiáveis e válidas, indicando, portanto, que o objetivo dessa pesquisa foi atingido satisfatoriamente
Titre en anglais
Training program analysis and its impact on trainees: a case study on the implementation of the Validation Rocket entrepreneurship method in classroom
Mots-clés en anglais
Entrepreneurshi
Training impact evaluation
Validation rocket method
Resumé en anglais
Training program analysis and its impact on trainees: a case study on the implementation of the Validation Rocket entrepreneurship method in classroom. The training program used the Validation Rocket entrepreneurship method and was applied during the first semester of 2018 to approximately 40 undergraduate students, with the aim of developing pedagogical artifacts. To assess the impact of this training on the trainees, the renowned scale by Abbad (1999) was adapted, which had been developed and validated multiple times to measure the impact of business training, for the purposes of self and hetero assessment by training colleagues. Fifteen self- assessments were obtained (return rate of 40.54%) and 42 hetero assessments. The scales underwent reliability analysis (Cronbach's alpha coefficient) and the sphericity tests of Bartlett and Kaiser-Meyer-Olkim (KMO), and then were submitted to exploratory factor analysis, where they were found, adopting the criterion of total variance, three-factor structure explaining 60% of the total variance of responses in both cases. The results allowed us to conclude that the scales used are psychometrically reliable and valid, indicating, therefore, that the objective of this research was satisfactorily achieved
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.