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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-12112021-171656
Document
Author
Full name
Walney Barbosa dos Reis
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Marques, Jane Aparecida (President)
Domingues, Delmar Galisi
Freire, Otávio Bandeira de Lamônica
Rossi, George Bedinelli
Title in Portuguese
Gestão de Marketing em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de jogos digitais no Brasil
Keywords in Portuguese
Análise temática de conteúdo
Gestão de marketing
Indústria de jogos digitais
Indústrias criativas
Micro e pequenas empresas
Abstract in Portuguese
A Indústria de jogos digitais é um componente de destaque das indústrias criativas, especialmente pelo fato de os níveis de faturamento e o ritmo de crescimento superarem os das Indústrias cinematográfica e musical. Os videogames evoluíram com o tempo e passaram a fazer parte da rotina de bilhões de pessoas, de diferentes faixas etárias e nacionalidades, para fins de entretenimento ou outros. No Brasil, há um ecossistema de agentes responsáveis pelo desenvolvimento, publicação, promoção, distribuição e propagação de informações como parte de uma complexa cadeia de valor, mas caracterizado por limitações associadas ao porte e a diversos fatores de suas instituições desenvolvedoras, constituídas, em sua maioria, por micro e pequenas empresas. Parte dessas limitações diz respeito à mão de obra com um histórico acadêmico e experiências profissionais distantes do mundo dos negócios, culminando na inabilidade de elaboração de estratégias eficientes de gestão, especificamente de gestão de marketing. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo elencar, descrever e qualificar grandes desafios que as micro e pequenas empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos digitais precisam superar para melhorar sua gestão de marketing. Para atingir tal objetivo, empreendeu-se uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa, baseada na coleta e análise de dados primários obtidos por meio de entrevistas em profundidade realizadas com 10 (dez) representantes de micro e pequenas empresas brasileiras de jogos digitais e com 2 (duas) de maior porte, utilizadas como base de comparação. Os dados coletados foram analisados sob os preceitos da análise temática de conteúdo, que segmentou, padronizou e quantificou o conteúdo de modo a viabilizar interpretações qualitativas a partir de uma base objetiva e menos dependente de conceitos preliminares do autor. Tais técnicas viabilizaram um entendimento do histórico e das características, da oferta e dos processos de produção, da visão estratégica de marketing e de um diagnóstico da gestão de marketing e da inteligência de marketing atuais das empresas em questão. Como resultado, foi possível elencar, descrever e qualificar 5 (cinco) grandes desafios de gestão de marketing, a saber: 1) Ir além do P de Promoção e passar a contemplar os outros Ps de marketing; 2) Engajar e manter a base de jogadores via sistemas digitais abundantes de gestão de relacionamento com os clientes; 3) Impactar mais eficientemente os públicos potenciais, visto que a publicidade online fornece recursos e possibilidades pouco exploradas; 4) Converter dados em inteligência de marketing, transformando-os em informações valiosas; e 5) Atender aos anseios do mercado sem perder a essência, ou seja, sem que isso interfira em um posicionamento artístico, de qualidade ou social da marca. Tais ações foram consideradas desafios, pois envolvem o rompimento de barreiras estruturais como falta de recursos financeiros, conhecimento, processos, pessoas, suporte público e privado, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa de identificação de problemas, procurou-se abrir o leque de possibilidades de estudos futuros e de desenvolvimento mercadológico.
Title in English
Marketing management in micro and small development companies of digital games in Brazil
Keywords in English
Creative industries
Digital games industry
Marketing management
Micro and small enterprises
Thematic content analysis
Abstract in English
The digital games industry is a prominent component of the creative industries, especially since its levels of revenue and growth rates surpass those of the film and music industries. Video games have evolved over time and become routine for billions, of different age groups and nationalities, both for entertainment and other purposes. In Brazil, there is an ecosystem of agents responsible for the development, publication, promotion, distribution, and dissemination of information as part of a complex value chain, but it is characterized by limitations associated with the size and other characteristics of development companies, which are mainly micro and small businesses. Part of these limitations concern the gap between the workforce academic/professional experiences and the business world, culminating in the inability to develop efficient management strategies, specifically marketing management. Therefore, this study aims to list, describe, and qualify big challenges Brazilian micro and small game developers need to overcome to improve their marketing management. To fulfill this objective, an exploratory research of a qualitative nature was undertaken, based on the collection and analysis of primary data obtained through in-depth interviews, conducted with 10 (ten) representatives of micro and small Brazilian digital gaming enterprises and with 2 (two) larger ones as a basis for comparison. The data collected were analyzed under the precepts of thematic content analysis, which segmented, standardized, and quantified the content to enable qualitative interpretations from an objective basis and less dependence on the author's preliminary concepts. Such techniques enabled an understanding of the history and characteristics, the offer and its production processes, the strategic marketing vision, and current marketing management and marketing intelligence diagnosis of such enterprises. As a result, it was possible to list, describe and qualify 5 (five) big marketing management challenges, namely: 1) Going beyond the P of promotion and starting to contemplate the other Ps of marketing; 2) Engaging and maintaining the player base via abundant digital customer relationship management systems; 3) Impacting potential audiences more efficiently, since online advertising provides little-explored resources and possibilities; 4) Converting data into marketing intelligence, transforming it into valuable information; and 5) Meeting the market's desires without losing the essence, that is, without interfering with an artistry, quality or social positioning of the brand. Such actions were considered challenges, as they all involve breaking down structural barriers, such as lack of financial resources, knowledge, processes, people, public and private support, among others. As research to identify problems, it sought to open a range of possibilities for future studies and business opportunities.
 
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Publishing Date
2021-12-07
 
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