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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.12.2018.tde-11122018-144844
Document
Author
Full name
Guilherme Salvador Santa Rosa
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2018
Supervisor
Committee
Comini, Graziella Maria (President)
Barki, Edgard Elie Roger
Pedroso, Marcelo Caldeira
Torres, Haroldo da Gama
Title in Portuguese
O desenvolvimento de negócios sociais tecnológicos no Brasil: um estudo exploratório
Keywords in Portuguese
Criação de empresas
Empreendedorismo social
Inovações tecnológicas
Abstract in Portuguese
A tecnologia tem o poder de empoderar e transformar a vida das pessoas. No entanto, o desenvolvimento tecnológico não é impulsionado para maximizar objetivos da sociedade de forma universal, gerando uma lacuna entre o possível e o lucrativo em tecnologias com potencial benéfico para a sociedade (FRUCHTERMAN, 2004). O papel de abordar este desafio tem sido realizado por um gênero bastante singular de organização, os Negócios Sociais Tecnológicos (NSTs), que possuem como missão comum o desenvolvimento e uso de tecnologias inovadoras e escaláveis para atender às necessidades sociais (DESA; KOTHA, 2012). Nesse contexto, este estudo se aprofundou na compreensão do fenômeno dos Negócios Sociais Tecnológicos com o objetivo de identificar elementos-chave e analisar sua influência no desenvolvimento desses negócios no Brasil. O trabalho realizado caracteriza-se como qualitativo exploratório, e utiliza-se levantamento como estratégia de pesquisa. A coleta de dados foi realizada, por sua vez, por entrevistas semiestruturadas com 9 empreendedores de NSTs no Brasil e pesquisa documental online sobre os negócios e empreendedores. Baseou-se no modelo de Song et al. (2008), composto por 4 dimensões (Time Empreendedor, Recursos, Oportunidade e Estratégia), para analisar os elementos influenciadores nos negócios. O levantamento permitiu identificar a existência de 12 elementos que exercem influência sobre o desenvolvimento de NSTs: 5 elementos relacionados ao time empreendedor - Motivação, Momento de Vida, Coesão do Time Empreendedor, Conhecimento do Mercado e Capacitação Tecnológica; 3 elementos relacionados a recursos - Perfil do Investidor, Investimento Inicial Externo e Recursos Reputacionais e Relacionais; 2 elementos relacionados à oportunidade - Oferta Efetiva e Demanda Efetiva; e 2 elementos relacionados à estratégia - Estratégia Competitiva e Estratégia de Escalabilidade de Inovações Sociais. O estudo buscou identificar a relação de influência entre os fatores com os objetivos de identificar elementos de importância mais central e elementos de maior grau de influência. Os resultados consolidados observaram que a Oferta efetiva é o único elemento comum passível de ser influenciado de forma direta ou indireta por todos outros elementos, sugerindo ser este o elemento que melhor representa o objetivo final dos negócios e, portanto, é o mais essencial. Em relação ao grau de influência, Recursos Reputacionais e Relacionais é o elemento com maior intensidade, sendo capaz de influenciar outros 5 elementos, seguido de Conhecimento do mercado, que pode influenciar outros 3 elementos. Estes dados sugerem que estes dois elementos têm características especiais oferecendo o maior poder de catalisar de forma sistêmica o desenvolvimento dos negócios. O estudo também sugere que o principal elemento que distingue NSTs de negócios tecnológicos tradicionais é a presença da motivação pelo propósito, por ser este um fator determinante para a resiliência do time empreendedor, sendo um elemento-chave para a sobrevivência dos negócios no período de maiores incertezas. Por fim, a pesquisa propôs um conjunto de recomendações para a prática direcionadas a empreendedores e futuros empreendedores, buscando contribuir para os praticantes no desenvolvimento de negócios sociais tecnológicos no Brasil.
Title in English
The development of technology social ventures in Brazil: an exploratory study
Keywords in English
Business creation
Innovative technologies
Social entrepreneurship
Abstract in English
Technology can empower and transform people's lives. However, technological development is not driven to maximize the goals of society in a universal way, creating a gap between the possible and the profitable in technologies with potential to benefit society (FRUCHTERMAN, 2004). The role of addressing this challenge has been achieved by a very unique genre of organization, the Technology Social Ventures (TSV), whose common goal is the development of innovative scalable technology to meet social needs (DESA and KOTHA, 2012). In this context, this study has deepened the understanding of the phenomenon of Technology Social Ventures with the objective of identifying key elements and analyzing their influence in the development of these businesses in Brazil. This study is characterized as exploratory qualitative, and a survey is used as a research strategy. Data collection was carried out, in turn, by semi-structured interviews with 9 entrepreneurs of NSTs in Brazil and online documentary research on business and entrepreneurs. This work is based on the model of Song et al. (2008), composed of 4 dimensions (Entrepreneurial Team, Resources, Opportunity and Strategy) to analyze influential elements in the business. The collection of data allowed to identify the existence of 12 elements that influence the development of NSTs: 5 elements related to the entrepreneurial team - Motivation, Moment of Life, Cohesion of the Entrepreneurial Team, Market Knowledge and Technological Capacitation; 3 elements related to resources - Investor Profile, External Initial Investment and Reputational and Relational Resources; 2 elements related to the opportunity - Effective Offer and Effective Demand; and 2 elements related to the strategy - Competitive Strategy and Scalability Strategy of Social Innovations. The study sought to identify the relationship of influence between the factors with the objectives of identifying elements of more central importance and elements of greater degree of influence. The consolidated results showed that the Effective Offer is the only common element that can be influenced directly or indirectly by all other elements, suggesting that this is the element that best represents the ultimate business goal and therefore is the most essential. In relation to the degree of influence, Reputational and Relational Resources is the element with greater intensity, being able to influence other 5 elements, followed by Knowledge of the market, that can influence other 3 elements. These data suggest that these two elements have special characteristics offering the strongest capacity to systemically catalyze business development. The study also suggests that the main element that distinguishes TSVs from traditional technological businesses is the presence of motivation for purpose, since this is a determining factor for building resilience on the entrepreneurial team, being a key element for the business survival the period of greater uncertainties. Finally, the research proposed a set of recommendations for practice aimed at entrepreneurs and future entrepreneurs, seeking to contribute to practitioners in the development of technology social business in Brazil.
 
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Publishing Date
2018-12-19
 
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