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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-10052021-210158
Document
Author
Full name
Valentim Aparecido Biazotti Junior
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Fischer, Rosa Maria (President)
Barki, Edgard Elie Roger
Comini, Graziella Maria
Iizuka, Edson Sadao
Title in Portuguese
O processo decisório durante a construção do modelo de negócio: estudo de caso sobre negócios sociais
Keywords in Portuguese
Modelo de negócio
Negócios sociais
Tomada de decisão
Abstract in Portuguese
Em um contexto em que os primeiros agentes a intervir e a responder ao desequilíbrio socioeconômico, como governo e agências de desenvolvimento, não o fizeram de forma escalável e eficaz, surge uma lacuna que estimula a criação de novos formatos organizacionais como os negócios sociais: organização que incorpora objetivos socioambientais a objetivos econômicos. Se, por um lado, a união desses objetivos tem o potencial de apresentar uma solução viável aos complexos desafios socioeconômicos, por outro, muito se discute sobre tensões, conflitos e a própria sustentabilidade desse modelo híbrido. Por essa razão, o presente estudo investigou as formas pelas quais o empreendedor de negócios socioambientais toma decisões de construção de seu modelo de negócio durante o processo de modelagem. Justifica-se este foco por uma necessidade de maior exploração de modelos de negócio que possam ser utilizados por essas organizações e, em segundo lugar, pelo campo ainda em investigação sobre como as tensões provindas da união de objetivos se originam e como o empreendedor pode melhor lidar com elas. Quanto aos fins, esta foi uma pesquisa exploratória e descritiva; quanto aos meios de investigação, foram utilizados estudos de casos múltiplos construídos por meio de referencial teórico-conceitual, pesquisas em profundidade semiestruturadas suportadas pela Técnica de Incidentes Críticos e dados secundário, com amostra por conveniência de quatro negócios sociais. A partir da análise realizada com a estrutura do Método de Comparação Constante, foi possível constatar tendências importantes. Experiências passadas, valores e formas de pensar dos empreendedores tiveram influência em diferentes momentos: desde a formação de sua intencionalidade até razões para alterar o modelo de negócio. Também foi possível identificar um mecanismo de Mimese nos empreendedores, ato pelo qual se inspiraram e apropriaram-se de elementos de outras organizações para formatar a primeira versão de seus negócios; essas decisões iniciais, inclusive, tenderam a perdurar até seus modelos de negócio mais recentes. A presença de modelos normativos, principalmente aqueles relacionados a validações, ações corretivas e de um processo decisório bem estruturado e com objetivos claros se apresentou como um fator de influência positiva nos casos estudados. A lente dos vieses cognitivos se revelou frutífera durante a análise, apresentando o Mission Spiral como um viés influente em decisões importantes e a descrição de dois tipos de tensões em negócios sociais: a priori e a posteriori. Além de tensões, também foram encontradas muitas sinergias como resultado da união de objetivos econômicos e socioambientais, sendo elas importantes até mesmo em momentos de escalabilidade. Por fim, pôde-se aprofundar a temática de Mission Drift a partir da separação de objetivos e resultados socioambientais, criando-se conexões com os temas de intencionalidade, vieses cognitivos, falha em acolher novas informações e em alocar recursos essenciais ao objetivo econômico.
Title in English
The decision-making process during the construction of the business model: cases studies on social business
Keywords in English
Business model
Decision making
Social enterprises
Abstract in English
In a context in which the first agents to intervene and respond to socioeconomic imbalances, such as government and development agencies, did not do so in a scalable and effective way, a gap arises that encourages the creation of new organizational formats such as social businesses: organization that incorporates socio-environmental objectives to economic objectives. If, on the one hand, the union of these objectives has the potential to present a viable solution to the complex socio-economic challenges, on the other, much is discussed about tensions, conflicts and the very sustainability of this hybrid model. For this reason, the present study investigated the ways in which the socio-environmental business entrepreneur makes decisions to build his business model during the modeling process. This focus is justified by the need for greater exploration of business models that can be used by these organizations and, secondly, by the field still under investigation on how the tensions arising from the union of objectives originate and how the entrepreneur can better deal with them. As for the purposes, this was an exploratory and descriptive research; as for the means of investigation, multiple case studies were constructed using theoretical-conceptual frameworks, semi-structured in-depth research supported by the Critical Incident Technique and secondary data, with a convenience sample of four social businesses. From the analysis performed with the structure of the Constant Comparison Method, it was possible to see important trends. Past experiences, values and ways of thinking of entrepreneurs have influenced different moments: from the formation of their intentionality to reasons for changing the business model. It was also possible to identify a mechanism of Mimese in entrepreneurs, an act by which they were inspired by and appropriated elements from other organizations to format the first version of their business; these initial decisions, in fact, tended to endure even to their most recent business models. The presence of normative models, especially those related to validations, corrective actions and a well-structured decision-making process with clear objectives, presented itself as a positive influence factor in the cases studied. The lens of cognitive biases proved fruitful during the analysis, presenting Mission Spiral as an influential bias in important decisions and describing two types of tensions in social enterprises: a priori and a posteriori . In addition to tensions, many synergies were also found as a result of the union of economic and socio-environmental objectives, which were important even in times of scalability. Finally, it was possible to deepen the theme of Mission Drift from the separation of objectives and socioenvironmental results, creating connections with the themes of intentionality, cognitive bias, failure to receive new information and to allocate essential resources to the economic objective.
 
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Publishing Date
2021-05-25
 
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