• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.12.2018.tde-08012018-114012
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Antonangelo Molina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha (Presidente)
Perez, Gilberto
Souza, Cesar Alexandre de
Vidal, Luciane Meneguin Ortega
Título en portugués
Inovação em empresa de tecnologia de informação para mobilidade urbana sustentável
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento de produtos
Empreendedorismo
Empresas de tecnologia avançada
Gestão ambiental
Inovações tecnológicas
Mobilidade urbana
Ônibus
Softwares
Sustentabilidade
Transporte de passageiros
Resumen en portugués
A experiência profissional em uma empresa de tecnologia centrada na mobilidade urbana permitiu a identificação de três ganhos principais da aplicação de sistemas de informação na operação de ônibus urbanos: econômicos, sociais e ambientais. Porém, no desenvolvimento de novos modelos de negócios foram identificadas dificuldades em posicionar o ganho ambiental como uma proposta de valor para os principais clientes da empresa: empresas operadoras de ônibus urbanos. Baseado nessa problemática, desenvolveu-se esta pesquisa, norteada pela busca por uma proposta de valor que possa ser apresentada por empresas de tecnologia focadas na mobilidade urbana para tornar tangível ganhos ambientais aos seus clientes. Para tanto, foi levantado o histórico de atuação que delineia o modelo de negócio das empresas de ônibus, seu contexto de atuação frente ao movimento de cidades inteligentes, com aumento de atenção às questões ambientais e a aderência da tecnologia a seus processos operacionais. Esse panorama sustentou a identificação de proposta de valor inicial de um sistema de informação para apoio a processos de gestão ambiental em empresas de ônibus. Esse produto foi então exposto aos profissionais de tecnologia e de transporte, para verificação de sua proposta de valor e construção. Os retornos desses profissionais permitiram definir uma proposta de valor alinhada ao interesse de empresários de ônibus em computar indicadores de sustentabilidade de suas operações, especialmente no que tange a gestão ambiental. O produto que entrega essa proposta de valor teve então sua viabilidade de implantação verificada, mediante a valoração junto aos clientes, precificação e custos de desenvolvimento e manutenção
Título en inglés
Innovation in information technology company for sustainable urban mobility
Palabras clave en inglés
Advanced technology companies
Bus
Entrepreneurship
Environmental management
Product development
Softwares
Sustainability
Technological innovations
Transport of passengers
Urban mobility
Resumen en inglés
The professional experience in a technology company focused on urban mobility allowed the identification of three main advantages to information systems application in the urban buses operation: economic, social and environmental. However, in the development of new business models, difficulties were identified in positioning the environmental gain as a value proposition for the company's main customers: urban bus operators. Based on this problem, this research was developed, guided by the search for a value proposition that can be presented by technology companies focused on urban mobility to achieve environmental gains to their clients. In order to do so, the company's history of action was drawn up, outlining the business model of bus companies, their context of action in relation to the movement of smart cities, increasing attention to environmental issues and the adherence of technology to their operational processes. This set supported the identification of initial value proposition of an information system to support environmental management processes in bus companies. This product was then exposed to technology and transportation professionals to verify their value and construction proposal. The feedbacks of these professionals allowed us to define a value proposition according with the interest of bus operators in computing sustainability indicators of their operations, especially regarding environmental management. The product that pack this value proposition had its viability of implementation verified, through customers' valuation, pricing and development and maintenance costs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidaRafael.pdf (4.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.