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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-06122019-162040
Document
Author
Full name
Anthony Graça Moreira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Torres Junior, Alvair Silveira (President)
Barbero, Edson Ricardo
Fleury, André Leme
Pedroso, Marcelo Caldeira
Title in Portuguese
Internal lean startup: a utilização de startup interna como ferramenta de desenvolvimento de produtos e inovação em empresas com operação no Brasil
Keywords in Portuguese
Empreendedorismo
Inovação
Intraempreendedorismo
Startup enxuta
Startup interna
Abstract in Portuguese
Adaptar-se às exigências dos consumidores e às novas tendências de mercado são condições sine qua non para a perenidade das grandes corporações. Diante desse cenário, na última década, ganhou relevância a abordagem da startup enxuta que propõe que tanto novos empreendimentos quanto grandes corporações devem buscar formas ágeis de capturar valor de seus clientes através de ciclos curtos de desenvolvimento de produtos e aprendizagem validada. A forma pela qual algumas grandes empresas têm utilizado os conceitos propostos nessa abordagem se dá por meio da criação de estruturas semi-independentes dentro da corporação chamadas de startups internas. Dada a relevância e a contemporaneidade dessa temática, o presente estudo tem como objetivos investigar como a literatura de administração e inovação tem abordado o fenômeno das startups internas, identificar contribuições e lacunas deixadas pelos principais autores dessa temática, além de identificar os benefícios, desafios, aprendizados e melhores práticas da utilização desta ferramenta em empresas com operação no Brasil. Como método para o atingimento dos objetivos propostos, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura e uma pesquisa de campo exploratória para identificar como os elementos que caracterizam uma startup interna podem contribuir para a inovação nas empresas. Os resultados obtidos na revisão sistemática da literatura indicam um pioneirismo da indústria de software na utilização dessa ferramenta e evidenciam uma tendência na utilização dos princípios da startup enxuta para alicerçar o funcionamento da startup interna, além de indicar também uma lacuna dos estudos analisados no que diz respeito aos impactos financeiros e culturais da utilização das startups internas como ferramenta de inovação. A pesquisa de campo exploratória realizada indicou que as estruturas de startups internas na amostra analisada contribuem para uma maior agilidade no processo de desenvolvimento de produtos e serviços, respondendo mais rapidamente às demandas dos consumidores, em comparação com a empresa mãe, além de trazer contribuições positivas para as empresas analisadas, tanto no âmbito financeiro quanto no cultural. Por fim, a contribuição do presente estudo se dá por evidenciar quais os principais autores e trabalhos realizados acerca da temática das startups internas, clarificar as principais tendências e lacunas deixadas pela literatura acerca da utilização dessa ferramenta, evidenciar como empresas brasileiras têm utilizado essa ferramenta (apontando os seus principais aspectos positivos/negativos e lições aprendidas), além de corroborar futuros estudos que abordem essa temática.
Title in English
Internal lean startup: using internal startup as a product development and innovation tool for companies operating in Brazil
Keywords in English
Entrepreneurship
Innovation
Internal Startup
Intrapreneurship
Lean Startup
Abstract in English
Adapting to consumer demands and new market trends are sine qua non conditions for the long-term sustainability of large corporations. Given this scenario, the lean startup approach has gained relevance in the last decade, which proposes that both new ventures and large corporations should seek agile ways to capture value from their customers through short product development cycles and validated learning. The way in which large companies have used the concepts proposed in this approach is through the creation of semi-independent structures within the corporation called internal startups. Given the relevance and contemporaneity of this theme, this study aims to investigate how the management and innovation literature has addressed the phenomenon of internal startups, identify contributions and gaps left by the main authors of this theme, and identify the benefits, challenges, learnings and best practices of using this tool in companies operating in Brazil. As a method to achieve the proposed objectives, a Systematic Literature Review and an exploratory field research were conducted to identify how the elements that characterize an internal startup can contribute to innovation in companies.The results obtained in the systematic literature review about internal startups indicates a pioneerism of the software industry in the use of this tool, indicates a tendency in the use of the principles of the lean startup to support the operation of the internal startup, and also bring to light a gap in the analyzed studies regarding the financial and cultural impacts with the use of internal startups as a tool for innovation. The exploratory field research carried out indicated that the internal startups structures in the analyzed sample contributes to a greater agility in the product development process, responding more quickly to the consumer demands when compared to the parent company, besides bringing positive contributions in financial and cultural aspects within the analyzed companies. Finally, the main contribution of this study is to outline the main authors and work done on the topic of internal startups, clarifying the main trends and gaps left by the literature on the use of this tool, and to show how Brazilian companies have used this tool pointing out its main positive/negative aspects and lessons learned, besides corroborating for future studies that address this theme.
 
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CorrigidoAnthony.pdf (5.56 Mbytes)
Publishing Date
2019-12-09
 
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