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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-04122023-204818
Documento
Autor
Nome completo
Marianna Iório Rates
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Torres Junior, Alvair Silveira (Presidente)
Frezatti, Fabio
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza
Tarraço, Elisangela Lazarou
Título em português
Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
Palavras-chave em português
Inovação
Manual de acreditação
Melhoria contínua
Organizações de saúde
Processos
Resumo em português
As organizações brasileiras de saúde vivenciam um ambiente de heterogeneidade e de alta competitividade que faz com que muitas delas se utilizem de programas de acreditação como forma de diferenciação no mercado. Estes programas possuem um caráter educativo, são voluntários e têm como principal objetivo a melhoria contínua dos processos e dos resultados relacionados aos serviços. Neste contexto de busca pela padronização de práticas e de processos por essas instituições, existe também o interesse pela inovação dos sistemas de saúde, visando agregar, por exemplo, mais qualidade e agilidade à assistência prestada. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os programas de acreditação, por meio de seus manuais e requisitos de avaliação, podem contribuir com práticas inovadoras nas organizações de saúde. Os objetivos secundários foram: estabelecer uma conexão conceitual entre a teoria consagrada sobre inovação e os manuais de acreditação do mercado; investigar em campo como a implantação/manutenção dos processos de acreditação de qualidade relaciona-se com a inovação nas unidades de saúde selecionadas, representativas do mercado hospitalar, de diagnóstico e de cuidados integrados e, a partir da análise dos tipos de inovação facilitados ou dificultados nas relações reveladas nos casos analisados, construir uma proposta de orientação às organizações de saúde, referente aos tipos de inovação que podem ser gerados a partir da acreditação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em uma instituição de saúde que congrega atendimento hospitalar, diagnóstico (análises clínicas e diagnóstico por imagem) e cuidados integrados a pacientes crônicos. Nestas unidades, foi analisado o estímulo para práticas inovadoras, a partir da acreditação por elas implantada e do grau desse estímulo. O método foi desenhado em duas partes: 1) realização do alinhamento entre os conceitos presentes na literatura consagrada sobre inovação e os requisitos dos manuais de acreditação, visando à identificação de similaridades; e 2) coleta de dados em campo nos hospitais, nas marcas de diagnóstico, em cuidados integrados paliativos e nas áreas de gerenciamento da inovação, destacadas no mercado do segmento, por meio de um protocolo dirigido para investigar em profundidade o processo de acreditação e suas relações práticas com os casos de inovação. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo dos manuais de acreditação mostraram que eles possuem diferentes graus de estímulos à inovação, variando entre 1,9% e 32% de requisitos que empregam termos como melhorias e aperfeiçoamento, alinhados com os conceitos de inovação encontrados no referencial teórico. Entretanto, o estudo de casos múltiplos mostrou que, na prática, as unidades estudadas exploram pouco as possibilidades de conexão entre as disciplinas qualidade/acreditação e as temáticas da inovação, tanto em virtude de um conhecimento heterogêneo sobre os conceitos, nos diferentes níveis hierárquicos da organização, quanto em função do desconhecimento sobre como os manuais de acreditação podem ser fomentadores dessas discussões. Por fim, esta pesquisa trouxe a proposta de como essas conexões podem ser trabalhadas entre as áreas, a fim de que os programas de acreditação sejam também uma origem de práticas inovadoras nas organizações de saúde. Ademais, foi apresentada uma proposta de avaliação e de gestão da inovação, partindo da investigação das relações entre a adoção de programas de acreditação de qualidade nas organizações de saúde e as iniciativas destas quanto às práticas inovadoras.
Título em inglês
Innovation and accreditation in health organizations: relationships and impacts
Palavras-chave em inglês
Accreditation manual
Continuous improvement
Health organizations
Innovation
Processes
Resumo em inglês
Brazilian health organizations experience an environment of heterogeneity and high competitiveness that makes many of them use accreditation programs as a way of differentiating themselves in the market. These programs have an educational character, are voluntary and have as their main objective the continuous improvement of processes and results related to services. In this context of search for the standardization of practices and processes by these institutions, there is also an interest in the innovation of health systems, aiming to add, for example, more quality and agility to the assistance provided. Therefore, the main objective of this research was to investigate how accreditation programs, through their manuals and evaluation requirements, can contribute to innovative practices in health organizations. The secondary objectives were: to establish a conceptual connection between the consecrated theory on innovation and the market accreditation manuals; investigate in the field how the implementation/maintenance of quality accreditation processes is related to innovation in selected health units, representative of the hospital, diagnosis and integrated care market and, based on the analysis of the types of innovation facilitated or hindered in the relationships revealed in the analyzed cases, build a proposal for guidance to health organizations, referring to the types of innovation that can be generated from accreditation. Therefore, a multiple case study was carried out in a health institution that brings together hospital care, diagnosis (clinical analysis and imaging diagnosis) and integrated care for chronic patients. In these units, the stimulus for innovative practices was analyzed, based on the accreditation implemented by them and the degree of this stimulus. The method was designed in two parts: 1) performing the alignment between the concepts present in the established literature on innovation and the requirements of the accreditation manuals, aiming to identify similarities; and 2) field data collection in hospitals, diagnostic brands, integrated palliative care and innovation management areas, highlighted in the segment market, through a protocol aimed at investigating in depth the accreditation process and its practical relationships with innovation cases. The results obtained through the content analysis of the accreditation manuals showed that they have different degrees of incentives for innovation, varying between 1.9% and 32% of requirements that use terms such as improvements and improvement, in line with the innovation concepts found in the theoretical framework. However, the study of multiple cases showed that, in practice, the units studied do little to explore the connection possibilities between the disciplines quality/accreditation and the themes of innovation, both because of heterogeneous knowledge about the concepts, at the different hierarchical levels of the organization, and due to lack of knowledge about how accreditation manuals can foster these discussions. Finally, this research proposed how these connections can be worked between areas, so that accreditation programs are also a source of innovative practices in health organizations. Furthermore, a proposal for the evaluation and management of innovation was presented, based on the investigation of the relationships between the adoption of quality accreditation programs in health organizations and their initiatives regarding innovative practices.
 
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Data de Publicação
2023-12-08
 
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