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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-04122023-185031
Documento
Autor
Nome completo
Gutemberg Claver de Lira Fragoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pedroso, Marcelo Caldeira (Presidente)
Marques, Jane Aparecida
Borini, Felipe Mendes
Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Título em português
Modelo de gestão para o crescimento de High-Growth Firms
Palavras-chave em português
Empreendedorismo
High-Growth Firm
Inovação
Modelo de gestão
Scale-ups
Resumo em português
Esta dissertação investigou a escalabilidade do modelo de gestão das empresas em contexto de alto crescimento. A escalabilidade pode ser caracterizada como um período de crescimento marcado por aumento de escala de operações e aumento da complexidade do modelo de negócios (MN), com crescimento da receita e redução dos custos operacionais. Empresas de alto crescimento, ou High-Growth Firms (HGFs), possuem um papel crucial na geração de riqueza para a sociedade pela criação de novos empregos e pelo aumento da produtividade. Algumas dessas HGFs, as scale-ups, que sonham em se tornar um unicórnio ou realizar uma Oferta Pública Inicial (IPO), precisam atingir alta taxa de crescimento de receita e do número de colaboradores. Tal crescimento impõe às empresas desafios relacionados à sincronização entre crescimento e modelo de gestão em uma fase de scaling-up. Diante deste contexto, esta dissertação investigou como o modelo de gestão, definido como um dos componentes do modelo de negócio de empresas, pode contribuir para o alto crescimento de High-Growth Firms (HGFs). Dada a complexidade do tema, esta dissertação foi organizada em três artigos inter-relacionados que utilizaram como abordagem metodológica uma pesquisa bibliográfica para elaborar a revisão sistemática de literatura, um estudo de caso único de uma empresa (denominada ficticiamente Empresa A) e uma pesquisa exploratória qualitativa com entrevistas semiestruturadas com fundadores de três scale-ups brasileiras, em linha com a literatura sobre alto crescimento, e em comparação com a Empresa A utilizada como benchmark. Os resultados evidenciaram: (I) evolução da literatura acerca de alto crescimento e modelo gestão entre 1985-2022, apontando que fundadores com ambição de crescimento, educação, experiências prévias e capacidade de desenvolver habilidades gerenciais e estratégicas possuem maiores chances de manter as altas taxas de crescimento nas HGFs que lideram. Observou-se também que HGFs bem-sucedidas contam com um departamento de recursos humanos que consegue enfrentar as pressões provenientes do alto crescimento por meio de boas práticas de contratação, treinamento e sistemas de incentivos. HGFs inovadoras contam com cultura e valores que incentivam uma estrutura organizacional baseada em equipes (team-based) e com modelos de interações auto-organizados em que decisões são tomadas rapidamente, durante o período de instabilidade imposto pelo alto crescimento; (II) como uma HGF bem-sucedida, a Empresa A inovou em seu modelo de gestão ao adotar práticas como cultura e valores de modo a incentivar as práticas inovadoras de sistema de gestão, governança e estrutura organizacional; (III) as entrevistas demonstraram consciência da cultura e dos valores para lidar com o crescimento das organizações. Os fundadores dão autonomia às equipes de nível tático e sistemas de incentivo que alinham a organização em direção ao longo prazo. Espera-se, assim, que o presente estudo ofereça insights para os empreendedores brasileiros que enfrentam desafios ao impulsionarem seus modelos de negócios de forma acelerada e que venha a contribuir para aprofundar a discussão teórica sobre modelo de gestão em um contexto de alto crescimento, guiando líderes e empreendedores na implementação de práticas e de processos que maximizem o potencial de crescimento de suas empresas.
Título em inglês
Contribution of the management model to growth in High-Growth
Palavras-chave em inglês
Entrepreneurship
High-Growth firms
Innovation
Management Model
Scale-ups
Resumo em inglês
This dissertation investigated the scalability of the management model in companies in the context of high growth. Scalability can be characterized by a period of growth marked by an increase in operational scale and complexity of the business model (BM), with revenue growth and reduction. High-Growth Firms (HGFs) play a crucial role in generating wealth for society through job creation and increased productivity. Some of these HGFs, known as scale-ups, aspire to become unicorns or undergo an Initial Public Offering (IPO) and need to achieve high revenue and employee growth rates. Such growth presents challenges related to the synchronization between growth and the management model during the scaling-up phase. Given this context, this dissertation investigated how the management model, defined as one of the components of the business model of companies, can contribute to the high growth of High-Growth Firms (HGFs). Due to the complexity of the subject, this dissertation was organized into three interrelated articles that used an approach bibliographical methodological research to elaborate a systematic literature review, a single case study of company (Company A, fictitious name), and a qualitative exploratory research with semi- structured in-depth interviews, with the founders of three Brazilian scale-ups, in line with the literature on high growth, and in comparison with Company A used as a benchmark. The results highlighted: (I) the evolution of the literature on high growth and management models between 1985 and 2022, indicating that founders with growth ambition, education, previous experience, and the ability to develop managerial and strategic skills are more likely to sustain high growth rates in the HGFs they lead. It was also observed that successful HGFs have a human resources department that can handle the pressures of high growth through good hiring practices, training, and incentive systems. Innovative HGFs have a culture and values that encourage a team-based organizational structure and self-organized interaction models where decisions are made quickly during the period of instability caused by high growth; (II) how a successful HGF, Company A, innovated in its management model by adopting practices such as culture and values to encourage innovative management, governance, and organizational structure practices; (III) the interviews demonstrated awareness of the culture and values to deal with the growth of organizations. Founders empower tactical-level teams and use incentive systems that align the organization toward the long term. It is expected, therefore, that the present study will offer insights for Brazilian entrepreneurs who face challenges when boosting their business models in an accelerated way and that it will contribute to deepen the theoretical discussion on the management model in a context of high growth, guiding leaders and entrepreneurs in the implementation of practices and processes that maximize the growth potential of their companies.
 
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Data de Publicação
2023-12-08
 
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