• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-02012024-175930
Documento
Autor
Nombre completo
Marcela Thurler Lessa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Crescitelli, Edson (Presidente)
Barki, Edgard Elie Roger
Comini, Graziella Maria
Nakagawa, Marcus Hyonai
Título en portugués
Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social
Mentorado
Mentoria
Negócios de impacto
Resumen en portugués
As discussões sobre o movimento global por uma atuação mais responsável das empresas quanto aos impactos ambientais e sociais de suas operações já evoluíram muito e se pode afirmar que existe consenso de que a maximização do lucro não pode ser o único objetivo dos negócios. Enquanto as maiores empresas do mundo precisam se reinventar para não perder participação de mercado, começam a surgir os negócios de impacto, que são novos modelos de negócios criados com o objetivo de gerar retorno financeiro e também impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente por meio de suas atividades. A importância dos negócios de impacto para o desenvolvimento socioambiental e econômico é evidente, porém garantir a sua sustentabilidade no longo prazo não é uma tarefa simples. A mentoria de negócios tem se mostrado como uma boa alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais e seus negócios. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa exploratória qualitativa incluindo revisão teórica seguida de pesquisa de campo. Como resultado, percebeu-se que a mentoria é vista de forma positiva pelos empreendedores sociais mentorados, que perceberam valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. Além disso, o interesse genuíno do mentor pelo empreendedor social e seu negócio social, combinado com a capacidade de ouvir, com a empatia e com a prática de fazer boas perguntas, levam a resultados positivos no processo de mentoria.
Título en inglés
Mentoring for social entrepreneurs: effects and perceptions of mentees
Palabras clave en inglés
Mentee
Mentoring
Social business
Social entrepreneurship
Sustainable development
Resumen en inglés
Discussions on the global movement for more responsible performance of companies regarding the environmental and social impacts of their operations have already evolved a lot and we can say that there is a consensus that profit maximization cannot be the only objective of business. While the largest companies in the world need to reinvent themselves not to lose market share, new business models are starting to emerge that are created with the aim of generating financial returns and also positively impacting society and the environment through their activities: social businesses. The importance of social enterprises for socio-environmental and economic development is evident, but ensuring their long-term sustainability is a complex task. Business mentoring has proven an excellent alternative for strengthening entrepreneurs and their businesses. In this context, this study aimed to analyze the mentoring process and the effect of mentoring from the perspective of the mentored social entrepreneur. We opted for developing qualitative exploratory research, including a theoretical review followed by field research. As a result, it can be seen that mentoring is viewed positively by the "mentee" social entrepreneurs, who perceive value both for their professional development and for the social businesses they lead. The compatibility between the mentor's professional experience and the mentee's need for support in each phase of business development is understood as one of the main factors for mentoring success. In addition, the mentor's genuine interest in the social entrepreneur and their social business, combined with listening skills, empathy, and the practice of asking good questions, lead to positive results in the mentoring process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.