Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-01072022-114201
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano Rafael Oliveira e Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Barlach, Lisete (Presidente)
Andreassi, Tales
Lopes, Rose Mary Almeida
Oliva, Fabio Lotti
Título en portugués
O empreendedorismo corporativo sob o ponto de vista dos colaboradores: um estudo de caso múltiplo
Palabras clave en portugués
Administração empreendedora
Cultura organizacional
Empreendedorismo corporativo
Inovação
Intraempreendedorismo
Resumen en portugués
Os avanços tecnológicos levaram o mercado, de forma geral, a passar por transformações profundas e têm permitido que barreiras - antes praticamente intransponíveis - sejam superadas com a utilização de inovações baseadas em tecnologia, levando à disrupção de diversos setores. Empresas tradicionais têm sido desafiadas a reinventarem seus modelos, sua cultura e outros fatores, para competirem com outras empresas, muitas delas de pequeno porte, mas com métodos e agilidade incomparáveis com o modelo tradicional. Uma das alternativas para gerar essa reinvenção é o fomento ao Empreendedorismo Corporativo e todas as possibilidades que ele oferece. Nesse contexto, a presente dissertação aprofunda-se nos diversos referenciais teóricos quanto ao tema, mapeando os aspectos relevantes e identificando os que devem estar presentes no modo de administração da alta direção, no ambiente organizacional e nas características empreendedoras dos colaboradores, que, por consequência, influenciarão toda a interação de recursos dentro de uma empresa. A partir desse mapeamento e tendo em vista diversos estudos realizados, integrou-se o conhecimento e algumas ferramentas disponíveis a uma única ferramenta a qual possibilitou identificar a presença desses aspectos no interior das empresas, mas sob o ponto de vista dos colaboradores, dado que cabe a eles percebê-los para se sentirem à vontade e com o espaço necessário para praticar o Empreendedorismo Corporativo. Dessa forma, buscou-se utilizar tal ferramenta, desenvolvida para identificar a aderência aos aspectos do Empreendedorismo Corporativo em duas empresas reconhecidas tanto por sua Administração Empreendedora, quanto por estimularem o ambiente organizacional profícuo ao Empreendedorismo e por recrutarem e possuírem prioritariamente colaboradores com perfil empreendedor. O pressuposto foi que, em geral, os aspectos do Empreendedorismo Corporativo seriam altamente reconhecidos pelos colaboradores em ambas as empresas, o que potencialmente não seria identificado da mesma forma em uma empresa com um modo de administração tradicional ou que se posicionasse como empreendedora, embora não praticasse o Empreendedorismo Corporativo. Os resultados demonstraram a eficácia da ferramenta utilizada, ou seja, as empresas em questão são reconhecidas pelos seus colaboradores em diversos aspectos do Empreendedorismo Corporativo, tal como mapeados pela pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados, também foi possível identificar os aspectos que necessitam de atenção por parte das organizações para que elas possam extrair o melhor possível dessa estratégia. Assim, as contribuições desse estudo permitiram referendar um conjunto de aspectos que devem ser implementados e acompanhados pelas organizações que buscam no Empreendedorismo Corporativo uma estratégia para se tornarem mais inovadoras, ágeis e acelerarem seu crescimento.
Título en inglés
Corporate entrepreneurship from the point of view of collaborators: a multiple case study
Palabras clave en inglés
Corporate entrepreneurship
Entrepreneurial administration
Innovation
Intrapreneurship
Organizational culture
Resumen en inglés
Technological advances have led the market to undergo profound transformations and have allowed barriers, which were previously practically insurmountable, to be overcome with the use of technology-based innovations, leading to the disruption in several sectors. Traditional companies have been challenged to reinvent their models, their culture, and other factors, to compete with other companies. Many of them small, but with methods and agility incomparable to the traditional model. One of the alternatives to generate this reinvention is the promotion of Corporate Entrepreneurship and all the possibilities that it offers. This dissertation delves into various theoretical frameworks, mapping relevant aspects and identifying those that should be present in the management mode of senior management, in the organizational environment and in the entrepreneurial characteristics of collaborators, individuals who will influence the entire interaction of resources within the enterprise. From this mapping and in view of several studies carried out, the knowledge and some tools available were integrated into a single tool that made it possible to identify the presence of these aspects within the company, specifically from the point of view of the collaborators, as it is up to them to understand them, to feel at ease, and to practice Corporate Entrepreneurship. Thus, the present study sought to use this tool to identify adherence to the aspects of Corporate Entrepreneurship within two companies, both recognized by their Entrepreneurial Administration, for stimulating the organizational environment towards Entrepreneurship and for recruiting and having as a priority collaborators with an entrepreneurial profile. The assumption was that, in general, the aspects of Corporate Entrepreneurship would be highly recognized by collaborators in both companies, which potentially would not be identified in the same way in a company with a traditional management mode or that positioned itself as entrepreneurial, although not practicing Corporate Entrepreneurship. The results demonstrated the effectiveness of the tool. That is, the companies in question are recognized by their collaborators in several aspects of Corporate Entrepreneurship, as mapped by the bibliographic research. From the contribution, it was also possible to identify the aspects that need organizations attention so that they can extract the best possible from this strategy. Thus, the results of this study support the endorsement of a set of aspects that must be implemented by organizations that seek Ito advance Corporate Entrepreneurship as a strategy to become more innovative, agile and accelerate their growth.
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Fecha de Publicación
2022-09-05