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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2023.tde-30082023-201106
Document
Auteur
Nom complet
Nikolas Alexander Van de Bilt Schiozer
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Lima, Gilberto Tadeu (Président)
Baltar, Carolina Troncoso
Roventini, Andrea
Silva, Michel Alexandre da
Titre en anglais
Essays on the pricing behavior of firms using an agent-based modeling approach
Mots-clés en anglais
Agent-based modeling
Pricing behavior of firms
Strategic behavior of firms
Resumé en anglais
The pricing decision of firms plays a crucial role in determining the competitiveness of goods, company profits, and the macroeconomic impact on the economy. This thesis consists of a prologue and three essays that aim to provide insights into the pricing behavior of firms and its impact on the economy. The first essay presents an hybrid DSGE-ABM model that considers the limited information of firms about the market conditions and their continuous adaptation of pricing strategies. The second essay investigates the persistence of heuristic heterogeneity among firms and why they do not converge to a single optimal pricing heuristic. The third essay explores the issue of price stickiness from both micro and macroeconomic perspectives. The study argues that an evolutionary process of selection of pricing heuristics may play a role in explaining why firms tend to keep their prices as stable as possible. The findings contribute to the literature by providing insights into the pricing behavior of firms, highlighting the importance of considering heterogeneity among firms in macroeconomic models, and have implications for future research on the drivers of price adjustments and the impact of economic policy.
Titre en portugais
Ensaios sobre o comportamento de formação de preços das firmas usado uma abordagem de modelagem baseada em agentes
Mots-clés en portugais
Comportamento de formação de preços das firmas
Comportamento estratégico das firmas
Modelagem baseada em agentes
Resumé en portugais
A decisão de precificação das empresas desempenha um papel crucial na determinação da competitividade dos bens, dos lucros das empresas e do impacto macroeconômico na economia. Esta tese é composta por um prólogo e três ensaios que visam fornecer insights sobre o comportamento de preços das empresas e seu impacto na economia. O primeiro ensaio apresenta um modelo híbrido DSGE-ABM que considera a informação limitada das empresas sobre as condições de mercado e sua continua adaptação de estratégias de preços. O segundo ensaio investiga a persistência da heterogeneidade heurística entre as empresas e por que elas não convergem para uma ´única heurística de preços ideal. O terceiro ensaio explora a questão da rigidez de preços de perspectivas micro e macroeconômicas. O estudo argumenta que um processo evolutivo de seleção de heurísticas de preços pode desempenhar um papel na explicação do porque as empresas tendem a manter seus preços o mais estáveis possível. Os resultados contribuem para a literatura fornecendo insights sobre o comportamento de preços das empresas, destacando a importância de considerar a heterogeneidade entre empresas nos modelos macroeconômicos e tem implicações para pesquisas futuras sobre os impulsionadores dos ajustes de preços e o impacto da politica econômica.
 
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Date de Publication
2023-09-05
 
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