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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-18082022-110908
Documento
Autor
Nome completo
Renato Feder
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Zylberstajn, Helio (Presidente)
Balbinotto Neto, Giácomo
Souza, André Portela Fernandes de
Título em português
Remuneração variável: um teste do modelo do táxi em uma empresa brasileira
Palavras-chave em português
Salários
Salários-Resultados
Resumo em português
O economista Edward P. Lazear sugere um modelo de pagamento por produção semelhante ao sistema de remuneração do taxista de frota. Nesse sistema, o motorista paga um aluguel pela utilização do automóvel e retém toda a receita obtida com seu trabalho. As três principais vantagens desse modelo são: a eliminação do estímulo à fraude por parte do trabalhador, o estímulo para a maximização do nível de esforço e a seleção adversa. Sobre a primeira, a firma impossibilitada de controlar o resultado gerado por cada motorista paga a ele 100% de sua comissão. Caso o motorista tivesse que dividir sua receita com a empresa, teria um estímulo para fraudar a companhia de táxis, dirigindo, por exemplo, com o taxímetro desligado e dividindo esse benefício com o passageiro. A segunda vantagem consiste no fato que o motorista tem maior estímulo para realizar esforço, porque depois de pagar o aluguel á companhia, fica com toda a receita que gerar com seu táxi. Nesse sistema, o lucro da companhia não viria de uma porcentagem do resultado gerado pelos seus trabalhadores, mas sim de um aluguel que é cobrado pela utilização de seus equipamentos. Sobre a terceira razão, evita-se que trabalhadores pouco produtivos escolham firmas com esse tipo de remuneração para trabalhar porque, nesses casos, eles incorreriam no risco de não gerar resultado suficiente para pagar o aluguel. Por isso, a empresa fica menos sujeita a selecionar funcionários adversamente aos seus interesses. O modelo de regressão do táxi proposto por Lazear estima o impacto que o resultado gerado por um trabalhador exerce em seu salário. A hipótese do modelo define que o coeficiente da variável independente resultado gerado possua valor estimado igual a 1. Isso significa que para cada R$ 1,00 adicional gerado pelo trabalhador, ele receba como salário a mesma proporção, ou 100% do resultado marginal gerado. Essa dissertação verificou se uma empresa brasileira usa o modelo do táxi para remunerar seus empregados. A empresa oferece remuneração variável em três de suas áreas em que o resultado gerado por empregado é de fácil remuneração. Esta hipótese é testada utilizando-se dados reais de salários e resultados gerados num painel com 684 observações. O resultado estimado com as regressões rejeitou a hipótese de que a empresa utiliza o modelo do táxi porque os coeficientes estimados foram estatisticamente diferentes de 1. Os principais motivos que justificam o fato da empresa apresentar resultados divergentes ao do modelo do táxi são baseados nas diferentes condições de trabalho que ela apresenta em relação a companhia de taxis. Devido a estrutura da empresa, a receita gerada segue do cliente diretamente para ela, minimizando a probabilidade de fraude por parte do trabalhador. Além disso, é possível monitorar o esforço do empregado durante o tempo em que ele permanece no local de trabalho. Seu estímulo para realizar esforço provém tanto da remuneração, como do risco de ser demitido caso não realize o mínimo exigido pela empresa. Ainda são indicadas algumas áreas para realização de novas pesquisas. Seria possível comparar, por exemplo, a relação entre lucratividade e o coeficiente de comissão utilizado pelas empresas.
Título em inglês
Variable remuneration: a test of the taxi model in a Brazilian company
Palavras-chave em inglês
Wages
Wages-Results
Resumo em inglês
The economist Edward P. Lazear suggests a model of variable payment similar to the system of remuneration used by taxis companies. In this system, the driver pays a rent for the use of the automobile and holds back all the revenue gotten with his work. The three main advantages of this model are: the elimination of the stimulus of the worker to fraud, the stimulus for the maximization of the effort level and the adverse election. On the first one, because its impossible to the firm to control the result of each driver generated, it pays him 100% of his commission. In the case that the driver had to divide his revenue with the company, he would have an incentive to misappropriate the taxi company, driving, for example, with the taximeter off and dividing this benefit with the passenger. The second advantage consists on the fact that the driver has greater motivation to carry out effort, because after paying the rent to the company, he gets all the revenue generated with his taxi. In this system, the profit of the company would not come from a percentage of the result generated for its workers, but from a rent that is charged by the use of its equipment. On the third reason, the firm prevents itself from hiring poor productive workers. These workers will not choose firms with this type of remuneration to work because they would incur into the risk of not generating enough result to pay the rent. Therefore, the company is less subject to select employees adversely to its interests. The taxi regression model considered by Lazear esteem the impact that the result generated for a worker exerts in its wage. The hypothesis of the model defines that the coefficient of the independent variable generated result assumes estimated value equal to 1. This means that for each additional R$ 1,00 generated by the worker, he receives his wage by the same ratio, or 100% of the marginal result generated. This dissertation verified if a Brazilian company uses the model of the taxi to remunerate its employees. The company offers variable pay in three of its areas where the result generated by employees is easy to measure. This hypothesis is tested using the company real data, comparing wages and generated results in a panel with 684 observations. The result estimated with the regressions rejected the hypothesis that the company uses the model of the taxi because the coefficients estimation had been statistically different from 1. The main reasons that justify this difference to the taxi model are based on the different work conditions that the Brazilian firm presents from the taxis companies. Due to the structure of the company, the generated revenue goes to the firm directly from the customer, minimizing the probability of fraud from the worker. Beside that, it is possible to monitor the effort of the employee during the time he remains in the workstation. His stimulus to carry out effort does not come from his remuneration structure but from the risk of being dismissed in the case he does not carry out the minimum effort level demanded by the company. There are also indications for new researches in other areas of variable pay. It would be possible to compare, for example, the relation between profitability and the coefficient of commission used by the companies.
 
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MsRenatoFeder.pdf (3.47 Mbytes)
Data de Publicação
2022-08-18
 
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