• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-09052024-105638
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiana de Felicio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Fernandes, Reynaldo (Presidente)
Madalozzo, Regina Carla
Menezes Filho, Naercio Aquino
Título en portugués
O efeito da qualidade da escola sobre o desempenho escolar: uma avaliação do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Economia da educação
Educação
Ensino Fundamental - Avaliação - São Paulo
Qualidade da educação
Rendimento escolar
Resumen en portugués
Nos estudos sobre a relação entre a qualidade da escola e o desempenho escolar, encontra-se uma grande diversidade de resultados, mas, de modo geral, o impacto da escola é de relevância pequena especialmente quando comparada a parcela explicada pelo background familiar. No entanto, existem evidências de que representação da qualidade da escola por meio de insumos escolares possa subestimar o efeito da escola sobre o desempenho escolar. Essa questão estimulou a busca deste trabalho por métodos alternativos de investigação dessa relação que fossem independentes da utilização dos dados sobre características das escolas. Nos dois métodos propostos aqui, foram utilizados os dados do SAEB 2001 referentes às 4ª séries do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. O primeiro método, a decomposição da desigualdade de notas em uma parte explicada pela escola e outra atribuída ao background familiar, resulta em um intervalo de valores possíveis para a proporção da desigualdade de desempenho explicada pelas diferenças entre as escolas (efeito escola). Os resultados encontrados indicam que o efeito escola pode explicar entre 0 e 28,4% da desigualdade total de notas da disciplina de Língua Portuguesa e entre 8,7 e 34,44% para as notas de Matemática. A partir do segundo método é possível obter uma interpretação direta dos resultados. Com a inclusão de variáveis dummy indicativas de escola, foi possível estimar por efeitos fixos a importância de cada escola no aprendizado dos alunos e estabelecer um ranking da qualidade das escolas. A partir desse ranking, foram feitas simulações em que se supõe que as crianças estudam em uma escola representativa da média das cinco melhores escolas. A mesma metodologia foi empregada para as duas disciplinas e para cada uma foi aplicada nas subamostras de rede de ensino e dentro da rede pública para as escolas de dependência administrativa estadual e municipal. Tanto para as notas de Língua Portuguesa quanto de Matemática, as simulações utilizando todas as escolas apresentam um impacto de um desvio-padrão (56,7 e 51,5 pontos no SAEB, respectivamente), o que ilustrativamente significa elevar o aprendizado médio das 4ª série ao obtido pelas 7ª séries. Mais interessante e observar que mesmo entre as escolas públicas é possível obter um avanço significativo com a melhora das escolas. O efeito escola encontrado para os alunos da rede pública de ensino pode ser interpretado como um ganho de três anos de estudo para Matemática e 2,4 para Língua Portuguesa. Para as notas de Língua Portuguesa essa mudança (aumento de 45 pontos) significa igualar o desempenho médio na rede pública ao obtido pelos alunos da rede particular. Este estudo sugere que políticas educacionais e investimento em educação podem gerar avanços significativos no desempenho escolar repetindo experiências já existentes no atual sistema educacional.
Título en inglés
The effect of school quality on academic performance: an evaluation of Primary Education in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Economics of education
Education
Primary Education - Evaluation - São Paulo
Quality of education
School performance
Resumen en inglés
The research on the relation between school quality and student achievement have many different results, but most analysts conclude that the school quality has little influence on student performance, as compared to background characteristics. However, there are evidences that difficulties using school inputs to represent school quality could underestimate the quality-achievement relation. The altemative methods suggested in this study are independent of school inputs. In both methods we have used data about 4lh grade of Elementary School in São Paulo State from SAEB 2001. In the first one, a decomposition of standardized test score inequality - in parí explained by school differences and another by background characteristics - indicates that school differences can explain something between 0.0 and 2.4% of Portuguese score inequality and between 8.7 and 34.4% of Mathematics score inequality. The second method estimates the school impact on student achievement by fixed effects, including dummy variables for each school. It s possible to obtain the interpretation from the simulations made that as for Portuguese as for Mathematics the means of SAEB scores can be improved in one standard deviation, which means 3 years of schooling when all students are included. This also happens when only students from public schools are included (3 years of schooling for mathematics and 2.4 for Portuguese scores). This study indicates that educational policies and investments can improve student achievement by replicating existing experiences in the present educational system.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.