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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-31102023-172719
Documento
Autor
Nome completo
Anna Célia Affonso dos Santos Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Santos, Dilson Gabriel dos (Presidente)
Machado, Jorge Americo Silva
Toledo, Geraldo Luciano
Título em português
Internet e a comunicação de marketing entre empresas: um estudo exploratório em empresas de tecnologia da informação
Palavras-chave em português
Comunicação na administração
Internet
Marketing
Tecnologia da informação
Resumo em português
Com o advento da internet, o marketing das empresas deparou-se com uma nova realidade, tendo que lidar com uma mídia de comunicação diferenciada, além de trabalhar em um complexo ambiente de negócios, caracterizado pela globalização, desintermediação e maior integração entre empresas. Algumas características da internet que geram implicações para o marketing são: a internet disponibiliza a informação, matéria-prima da comunicação: a interatividade da Web dá aos clientes muito mais controle sobre a mensagem: a mudança em tempo real e alcance em escala global alteram o tempo e espaço da comunicação. Esses aspectos, aliados ao baixo custo e possibilidade de construção de relacionamento um-a-um na internet, indicam seu potencial para atender a complexidade do marketing business-to-business. A pesquisa empírica junto às empresas fornecedoras de tecnologia da informação, e seus clientes, enumerou as novas ferramentas de comunicação de marketing na rede, dentro do mix de comunicação, além de levantar, de forma exploratória, as implicações do aumento do uso da Internet para a comunicação tradicional e para a organização de marketing. O estudo demonstrou o grande potencial do e-marketing, na medida em que a internet melhora o relacionamento com os clientes organizacionais, auxiliando na sua fidelização. Os resultados demonstram algumas implicações práticas para o marketing organizacional do uso da internet na comunicação entre empresas.
Título em inglês
Internet and marketing communication between companies: an exploratory study in information technology companies
Palavras-chave em inglês
Communication in administration
Information technology
Internet
Marketing
Resumo em inglês
With the advent of Internet, the companies had to face a new reality in marketing. Not only do they have to deal with a different communication media, but also to work in a new and complex business environment globalization, lack of intermediation, more integrated companies. Some of the internet features that affect marketing are: the internet makes information - the raw material for communication - available; the interactive nature of the Web provides more messaging control to the clients; real time changes and global scale alter communication's time and location. These aspects, allied with the low cost and the possibility of building a one-to-one relationship, point out the internet strong potential as the B2B marketing propeller. The field survey conducted with information technology companies and their clients, enrolled the new on-line marketing communication tools, among the communication mix. It also raised, in an exploratory overview, the implications of the increasing use of the Internet to the traditional means of communication and the marketing organizations. This study demonstrates the e-marketing high potential, since the Internet can enhance the relationships with customers, improving their loyalty to the company. The results demonstrate some practical implications to the companies' marketing conceming the use of internet in communication.
 
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Data de Publicação
2023-10-31
 
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