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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-31082020-190423
Documento
Autor
Nome completo
Sheila Serafim da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Spers, Renata Giovinazzo (Presidente)
Feldmann, Paulo Roberto
Oliveira, Murilo Alvarenga
Silva, Marco Antônio
Título em português
Blended learning com jogos de empresas para desenvolver soft skills na educação executiva e gerencial: um quase-experimento
Palavras-chave em português
Aprendizado híbrido
Aprendizagem ativa
Blended learning
Educação executiva e gerencial
Habilidades comportamentais
Jogos de empresas
Metodologias ativas
Quase-experimento
Soft skills
Resumo em português
As tecnologias que sustentam a quarta revolução industrial estão causando um grande impacto na economia e nos negócios. Com a transformação tecnológica, os papéis e as responsabilidades nas organizações estão sendo redefinidos. Com isso, as habilidades comportamentais ou soft skill tornaram-se cruciais nas organizações. Por um lado, as empresas demandam profissionais com habilidades comportamentais, além das técnicas. Por outro lado, as escolas de negócios são desafiaas a encontrar os métodos mais adequados para criar ambientes de prática e estimular o desenvolvimento dessas habilidades e preparar os profissionais para atuar nas organizações. A partir disso, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições de um modelo de aprendizado híbrido ou Blended learning - tendência global na educação - com metodologias ativas, especificamente, jogo de empresas (JE), para desenvolver soft skills na educação executiva e gerencial. Para isso, fez-se um quase-experimento em blocos cruzados por meio do qual foi possível verificar: (i) o alinhamento entre as soft skills consideradas as mais importantes para o mercado e as soft skills desenvolvidas no JE; (ii) a relação entre o perfil dos participantes e o desenvolvimento de soft skills no JE; (iii) as diferenças entre as soft skills desenvolvidas online e presencialmente e a relação delas com a modalidade. Por meio de métodos mistos, este estudo combinou a modelagem de equações estruturais com análise fatorial, análise de trajetória, regressões e análises de variância com os resultados de uma análise categorial-temática. Coletaram-se dados antes, durante e ao final do JE com estudantes de uma escola de negócios brasileira e de uma universidade pública espanhola e, neles, os participantes por meio de autorrelato ouself assessmente avaliação por pares ou peer assessment indicaram as soft skills desenvolvidas no JE. Os resultados indicaram que as soft skills desenvolvidas no JE estão alinhadas com as habilidades consideradas as mais importantes para o mercado; evidenciou que o JE é ainda mais eficaz para desenvolver soft skills com participantes que possuem menos experiência laboral e teve o seu potencial reforçado como estratégia de aprendizagem para desenvolver soft skills em executivos, gestores e estudantes de gestão e negócios. A principal contribuição desse estudo foi que independentemente da modalidade, online ou presencial, os participantes desenvolveram em níveis elevados todas as soft skills analisadas e evidenciou o potencial do Blended learning com metodologias ativas na educação online. O estudo sugeriu recomendações aos profissionais, pesquisadores, professores e escolas de gestão e negócios e como diferentes programas podem criar ambientes de prática para estimular o desenvolvimento de soft skills por meio de um modelo de aprendizado híbrido com jogos de empresas.
Título em inglês
Blended learning with business games to develop soft skills in executive and management education: a quasi-experiment
Palavras-chave em inglês
Active learning
Active methods
Blended learning
Business games
Executive and management education
Quasi-experiment
Soft skills
Resumo em inglês
The technologies that support the fourth industrial revolution are having a major impact on business. With artificial intelligence, roles and responsibilities in organizations are being redefined. As a result, soft skills are becoming crucial in organizations. On the one hand, companies demand professionals with soft skills in addition to hard skills. On the other hand, business schools have the challenge of finding the most appropriate methods to create practical environments, stimulate the development of these skills, and prepare professionals to work in organizations. This study analyzes the contributions of a blended learning model, a global trend in education, with active methods, specifically, business games (BGs), to develop soft skills in managerial and executive education. A quasi-experiment was carried out in crossed blocks through which it was possible to verify: (i) the alignment between the skills considered the most important for the market and the skills developed in the BG; (ii) the relationship between the profile of the participants and the development of skills in the BG; (iii) the differences between the skills developed online and in person and their relationship with modality. Using mixed methods, this study combines structural equations modeling, factorial, trajectory, regression, and variance analyses with the results of categorical-thematic analysis. The data were compiled before, during and at the end of the BG with students from a Brazilian business school and a Spanish public university. The participants, through self-assessment and peer assessment, indicated the soft skills developed in the BG. The results indicated that the skills developed in the BG are aligned with those considered most important for the market. We demonstrated that playing business games is the most effective way to develop skills with participants who have less work experience, since their potential was reinforced through a learning strategy to develop executive skills. The main contribution of this study is that regardless of the mode, online or personal, the participants developed all the analyzed skills to high levels. Finally, we make recommendations to professionals, researchers, business schools and companies and show how different programs can create practice environments to stimulate the development of soft skills through a blended learning model with business games.
 
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Data de Publicação
2020-09-23
 
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