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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2020.tde-31082020-113352
Document
Auteur
Nom complet
Cláudio Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Viana, Adriana Backx Noronha (Président)
Albanez, Tatiana
Coimbra, Fábio Claro
Dias, Rui Manuel Teixeira Santos
Titre en portugais
Revisitando a relação entre reputação e desempenho financeiro: uma análise baseada em mineração de texto e aprendizado de máquina
Mots-clés en portugais
Desempenho financeiro
Mídia
Mineração de texto
Notícias on-line
Reputação corporativa
Resumé en portugais
A reputação corporativa é um ativo intangível valioso, raro, difícil de imitar e não substituível, o qual conduz a uma vantagem competitiva sustentável. Pesquisas empíricas anteriores confirmam que existe uma relação positiva entre reputação corporativa e desempenho financeiro. Tendo como base a teoria da Visão Baseada em Recursos e na teoria da Sinalização, este estudo explora os efeitos da reputação corporativa, mensurada por meio de notícias na mídia on-line, sobre a lucratividade e o valor de mercado das empresas de capital aberto listadas na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. A mídia atua como uma intermediária no processo de sinalização entre as empresas e os stakeholders, o que mitiga a assimetria de informações. Além desses aspectos, esta pesquisa examina, também, a interação entre as dimensões da reputação corporativa, o que pode reforçar suas consequências no desempenho financeiro. As técnicas de regressão linear e de regressão através do algoritmo de aprendizado de máquina Gradient Boosting Machines são usadas para testar empiricamente um modelo teórico que vincula a reputação corporativa ao desempenho financeiro de maneira multidimensional. O conjunto de dados da pesquisa consiste em indicadores financeiros e textos de notícias on-line de empresas listadas na B3. Os resultados da pesquisa demonstraram que a reputação corporativa influencia a lucratividade e o valor de mercado das empresas, em conformidade com o que preconiza a teoria da Visão Baseada em Recursos, uma vez que ela é um ativo estratégico socialmente construído a partir das percepções dos stakeholders. Este estudo contribui para a literatura sobre a relação entre reputação e desempenho financeiro, mediante a mensuração da reputação por meio de informações da mídia jornalística. Em termos de contribuições gerenciais, os resultados indicam que as empresas devem considerar a implementação de ações de monitoramento da mídia para gestão da reputação, uma vez que a reputação influencia o desempenho financeiro. Finalmente, as sugestões para futuras pesquisas são discutidas à luz das limitações metodológicas apresentadas.
Titre en anglais
Revisiting the relationship between reputation and financial performance: an analysis based on text mining and machine learning
Mots-clés en anglais
Corporate reputation
Financial performance
Media
Online news
Text mining
Resumé en anglais
Corporate reputation is a valuable, rare, difficult to imitate and non-replaceable intangible asset, which leads to a sustainable competitive advantage. Previous empirical research confirms that there is a positive relationship between corporate reputation and financial performance. Based on the theory of Resource Based Vision and Signaling theory, this study explores the effects of corporate reputation, measured through news in the online media, on the profitability and market value of listed public companies on B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. The media acts as an intermediary in the signaling process between companies and stakeholders, which mitigates information asymmetry. In addition to these aspects, this research also examines the interaction between the dimensions of corporate reputation, which can reinforce its consequences on financial performance. The techniques of linear regression and regression through the machine learning algorithm Gradient Boosting Machines are used to empirically test a theoretical model that links corporate reputation to financial performance in a multidimensional way. The research data set consists of financial indicators and online news texts from companies listed on B3. The results of the research showed that corporate reputation influences the profitability and market value of companies, in accordance with the Resource-Based View theory, since it is a strategic resource socially built from the perceptions of stakeholders. This study contributes to the literature on the relationship between reputation and financial performance, by measuring reputation through information from the news media. In terms of managerial contributions, the results indicate that companies should consider implementing media monitoring actions for reputation management, since reputation influences financial performance. Finally, suggestions for future research are discussed in the light of the methodological limitations presented.
 
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Date de Publication
2020-10-07
 
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