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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-31072020-135441
Document
Author
Full name
Ilson Luiz Pereira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Dutra, Joel Souza (President)
Comini, Graziella Maria
Fernandes, Bruno Henrique Rocha
Hipolito, José Antonio Monteiro
Title in Portuguese
Processo de gestão do desempenho das pessoas: influência sobre os resultados alcançados pela organização
Keywords in Portuguese
Administração de recursos humanos
Ambiente de trabalho
Avaliação do desempenho
Desempenho organizacional
Liderança
Abstract in Portuguese
A partir da segunda metade da década de 1990 a academia observa esforços diferenciados de pesquisadores na busca do entendimento das relações entre os processos da gestão de pessoas e o desempenho das empresas, dentro do campo da gestão estratégica de pessoas. A gestão do clima organizacional desperta interesse pelo seu potencial para a indução dos resultados organizacionais esperados. Os processos e práticas ligados à área de gestão de pessoas podem funcionar como facilitadores do clima organizacional e potencializar a contribuição dos indivíduos, mas isso nem sempre ocorre em conjunto com o bom desempenho da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de gestão do desempenho das pessoas que favorecem uma relação positiva entre o clima organizacional e o desempenho organizacional e verificar os mecanismos e processos relacionados a essas práticas. A pesquisa foi conduzida em três etapas: A- estudo quantitativo descritivo que fez uso de análises estatísticas entre dados compilados, obtidos de fontes secundárias diversas; B- pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com um estudo comparativo de casos com resultados opostos e C- um estudo de casos múltiplos em empresas que se destacaram pela relação entre o clima e o desempenho organizacional. Os resultados iniciais mostram relações robustas do clima organizacional com o ROE, com a variação da receita, com a variação da participação no mercado e com a liquidez corrente. Na segunda etapa destacaram-se as diferenças sobre o papel do líder como gestor de pessoas, o papel de um departamento de RH consultivo e preparado para dar suporte à tal gestão e sobre a participação das pessoas nas formulações de práticas da empresa. A etapa final validou os achados anteriores e pesquisou os processos e mecanismos relacionados. Concluiu-se que um processo de gestão de desempenho individual, assistido por um sistema de apoio que também possa gerenciar a qualidade dos feedbacks, seguido da adequação e preparo das lideranças para o papel de gestores de pessoas, com ampla abertura para a participação dos colaboradores e um bom mecanismo de comunicação de diretrizes, valores e resultados, são práticas fundamentais para a relação positiva entre o clima organizacional e o desempenho da empresa. Os resultados são de interesse de administradores, investidores, stakeholders em geral e abrem novas possibilidades para pesquisas futuras.
Title in English
People performance management process: influence on the results achieved by the organization
Keywords in English
Human resource management
Leadership
Organizational performance
Performance evaluation
Work environment
Abstract in English
Both in academia and in the business world, the assertion that people are the main asset of organizations gains strength, while there are still many questions regarding the necessary conduct to obtain the maximum potential of this asset. One of the processes in the people management area that has stood out with the potential to induce results is the management of the organizational climate. Within a scenario formed by a set of companies predisposed to work on managing the quality of the work environment, the objective of this research is to analyze the factors related to the performance management process of people that differently influence the achievement of organizational results. The results of the first stage show direct relations between the organizational climate and ROE, with the variation in revenue, with market share and with current liquidity. In the second stage, the analysis of the data obtained indicated many similarities between the policies and practices of people management in both companies; the main differences found refer to the exercise of people management tasks by line managers and the necessary structure in the HR area. As investigações da etapa final revelam a importância da participação estratégia das pessoas, do papel do líder e dos processos de avaliação de desempenho individual. The conclusion is that an individual performance management process, assisted by a support system that can also manage and promote the quality of feedbacks, followed by the adequacy and preparation of leaders for the role of people managers, with wide openness for participation. of people in search of continuous improvement, are fundamental factors that lead to the good quality of the work environment and the achievement of organizational results and can generate a virtuous cycle of leveraging the happiness of workers and shareholders.
 
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Publishing Date
2020-08-21
 
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