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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2013.tde-31072013-134323
Documento
Autor
Nome completo
Lorimar Francisco Munaretto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Correa, Hamilton Luiz (Presidente)
Camargo Júnior, Alceu Salles
Gomes, Clandia Maffini
Kruglianskas, Isak
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Título em português
Avaliação de desempenho organizacional em cooperativas de eletrificação: um estudo sobre o uso de indicadores de desempenho
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho organizacional
Cooperativas de eletricidade
Medidas de desempenho
Resumo em português
O presente estudo apresentou os objetivos de: desenvolver lista de indicadores para compor modelo de avaliação de desempenho para as CEs e após verificar sobre o uso e finalidade dos indicadores CEs, na sequência foi verificado sobre a existência de correlação (associação) dos indicadores com as finalidades de tomada de decisão estratégica, monitoramento e controle, educação e aprendizagem, legitimidade e comunicação externa, e por fim foi verificado sobre as finalidades mais relevantes no uso dos indicadores nas CEs. O desenvolvimento metodológico do estudo ocorreu em três etapas, sendo que na primeira e segunda etapa a pesquisa se caracterizou como do tipo exploratória, com dados coletados por meio das técnicas de pesquisa de grupo focal e Delphi e a terceira etapa da pesquisa foi do tipo descritiva e correlacional, com dados coletados por meio de pesquisa Survey. A primeira etapa do estudo iniciou a partir da relação teórica de trinta e quatro indicadores, que por meio da pesquisa de grupo focal junto a cooperativa Creluz foi possível acrescentar outros trinta e três indicadores de uso das CEs. Estes indicadores foram distribuídos nas seguintes dimensões: econômico-financeira, eficiência operacional, pessoas e inovação, qualidade técnica e comercial, satisfação do consumidor, relacionamento com associados e benefícios sociais e ambientais. Na segunda etapa do estudo, os 67 (sessenta e sete) indicadores foram submetidos a apreciação de quinze especialistas em eletrificação por meio da técnica de pesquisa Delphi, tendo em vista selecionar os indicadores mais importantes (privilegiados) para compor um modelo de avaliação de desempenho para as CEs - MADCE. Os especialistas indicaram quarenta e um indicadores para compor o modelo de avaliação de desempenho. Na sequência na terceira etapa do estudo os quarenta e um indicadores do modelo de avaliação, foram submetidos por meio de um instrumento de coleta de dados junto as CEs, tendo em vista: i) verificar sobre o uso e as finalidades de uso dos indicadores pelas diretorias das CEs, ii) verificar sobre o grau de associação/correlação do uso dos indicadores com as finalidades de tomada de decisão estratégica, monitoramento e controle, legitimidade, educação e aprendizagem e comunicação externa, e iii) verificar sobre as finalidades mais relevantes no uso dos indicadores. Os resultados demonstram que os indicadores que compõe o modelo de avaliação são quase sempre e sempre utilizados pelas CEs, com níveis de uso variando de 0,49 a 0,87 de uma escala de zero a um. Os indicadores mais utilizados pelas CEs fazem parte das dimensões que retratam sobre a eficiência operacional, o relacionamento com associados e econômico-financeiros. Quanto às finalidades das informações dos indicadores pelas diretorias, os resultados demonstram que os indicadores possuem os seguintes propósitos: i) para o monitoramento e controle (0,70), ii) para a tomada de decisão estratégica (0,67), iii) para a comunicação externa (0,66), iv) para a legitimidade (0,63) e v) para a educação e aprendizagem (0,62) de uma escala de zero a um. Após verificou-se sobre os graus de correlação (associação) dos indicadores com as finalidades descritas. Os resultados demonstram correlações fortes e positiva dos indicadores (variáveis) com a tomada de decisão estratégica e monitoramento e controle e correlação moderada e positiva com a educação e aprendizagem, legitimidade e comunicação externa. Por fim, foi possível verificar sobre as finalidades mais relevantes em função da frequência do número de correlações fortes. Os resultados demonstram que as finalidades mais relevantes no uso dos indicadores são as seguintes, pela ordem: tomada de decisão estratégica, monitoramento e controle, legitimidade e educação, aprendizagem e comunicação externa.
Título em inglês
Organizational performance evaluation in cooperatives electrification: a study on the use of performance indicators
Palavras-chave em inglês
Electric cooperatives
Evaluation of organizational performance
Performance measures
Resumo em inglês
The present study has the following objectives: develop list of indicators to compose model performance evaluation for ECs and after checking on the use and purpose of the indicators ECs following was found on the correlation (association) with the indicators purposes of strategic decision making, monitoring and control, education and learning, legitimacy and external communication, and ultimately was found on the most important purposes in the use of indicators in ECs. The methodological development of the study occurred in three stages, with the first and second stage of the study was regarded as exploratory type, with data collected by the techniques of focus group research and Delphi and the third stage of the research was descriptive and correlational, with data collected through Survey Research. The first phase of the study started from the theoretical relationship of thirty-four indicators that through focus group research with the cooperative Creluz could add another thirty-three indicators of use of ECs. These indicators were distributed in the following dimensions: economic and financial, operational efficiency, people and innovation, technical and commercial quality, consumer satisfaction, and relationship with associated social and environmental benefits. In the second stage of the study, 67 (sixty seven) indicators underwent assessment of fifteen experts electrification through the Delphi survey technique, in order to select the most important indicators (privileged) to compose a model of performance evaluation for ECs - MADCE. Experts indicated forty-one indicators to compose the model performance evaluation. Following the third stage of the study the forty-one indicators of the evaluation model, submitted by an instrument to collect data from the ECs, in order to: i) check on the use and purpose of use of indicators by boards of ECs, ii) check on the degree of association / correlation of the use of indicators for the purposes of strategic decision making, monitoring and control, legitimacy, education and learning and external communication, and iii) check on the most important purposes in use of indicators. The results demonstrate that the indicators that make up the evaluation model are almost always used by CEs and always with use levels ranging from 0.49 to 0.87 on a scale of zero to one. The indicators used by more ECs are part of the dimensions that portray on operational efficiency, relationships with associates and economic-financial. As for information purposes by the boards of the indicators, the results show that the indicators have the following purposes: i) to monitor and control (0.70), ii) for strategic decision making (0.67), iii) for external communication (0.66), iv) to the legitimacy (0.63) ev) for education and learning (0.62) on a scale from zero to one. After it was found on the degrees of correlation (association) of the indicators for the purposes described. The results show strong correlations and positive indicators (variables) with strategic decision making and monitoring and control and moderate and positive correlation with education and learning, legitimacy and external communication. Finally, it was possible to check on the most relevant purposes depending on the frequency of the number of strong correlations. The results show that the most important purpose in the use of indicators are as follows, in order: strategic decision making, monitoring and control, legitimacy and education, learning and external communication.
 
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Data de Publicação
2013-08-01
 
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