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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-31052023-132840
Document
Author
Full name
Mariana Giorgi Mariano
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Casado, Tania (President)
Bianchi, Eliane Maria Pires Giavina
Marques, Jane Aparecida
Vasconcellos, Liliana
Title in Portuguese
A carreira nas organizações digitais: um estudo sobre Product Managers em empresas unicórnio brasileiras
Keywords in Portuguese
Product managers
Carreira
Economia digital
Empreendedorismo digital
Empresas unicórnio
Gestores de produtos digitais
Organizações digitais
Abstract in Portuguese
As abordagens contemporâneas de carreira surgiram no contexto de mudanças no cenário econômico e social do final do século XX. O processo de reestruturação e downsizing das organizações gerou mudanças nos acordos de emprego entre indivíduos e organizações e as novas abordagens de carreira trazem a partir disso uma visão mais centrada no indivíduo e em suas escolhas pessoais, muito diferente dos modelos lineares de carreira de antes. Atualmente, o ambiente de negócios está mudando de forma rápida devido à incorporação de tecnologias digitais ao centro das organizações o que resultou em modelos de negócio inovadores, revolucionando mercados, como o de transporte, educação e financeiro. Na última década, devido ao grande volume de investimentos em novos empreendimentos com rápido ritmo de inovação e adaptação, uma série de organizações se tornaram as chamas Empresas Unicórnio, empresas que nasceram como startups e hoje são avaliadas com seu preço de mercado em mais de um bilhão de dólares. Nessas organizações os Product Managers, ou gestores de produtos digitais, passam a exercer um novo papel, central para a inovação e sustentação dos modelos de negócios digitais, com uma visão de carreira distinta da que se observava anteriormente em organizações tradicionais. Considerando um contexto de mudança na economia, sociedade, no trabalho e nas organizações decorrente da rápida incorporação de tais tecnologias, este estudo investigou e analisou como se dá o desenvolvimento das carreiras de profissionais de organizações digitais, especificamente Gestores de Produtos Digitais (Product Managers) em Empresas Unicórnio Brasileiras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com 14 Product Managers de 7 empresas Unicórnio Brasileiras de 4 setores distintos da economia. A partir do material coletado foram estabelecidas 8 categorias de análise relacionadas ao desenvolvimento de carreira desses profissionais e a partir delas foram realizadas análises sob a ótica das Teorias Contemporâneas de Carreira e sob o contexto da economia digital e o mercado de trabalho das Empresas Unicórnio brasileiras. Com base nos resultados foram identificados 4 aspectos principais relacionadas a carreira desses indivíduos, sendo eles: (1) Ciclos de carreira e de desenvolvimento conectados ao ciclo de desenvolvimento de produtos; (2) Busca por ambientes de trabalho mais flexíveis, com grande autonomia, onde os times são estruturados em uma lógica de projeto; (3) Baixa definição das competências e papéis desses profissionais, dificultando a transição, bem como escassez desses profissionais; (4) Desenvolvimento de forma autônoma, focado nas redes de relacionamento e por meio de compartilhamento de conteúdo em comunidades da internet. Por fim, pode-se concluir que os aspectos encontrados em relação à carreira de Product Managers se conectam às abordagens contemporâneas de carreira
Title in English
A career is digital organizations: a study on Product Managers in Brazilian unicorn companies
Keywords in English
Career
Digital economy
Digital entrepreneurship
Digital organizations
Product managers
Unicorn companies
Abstract in English
Contemporary career approaches emerged in the context of changes in the economic and social scenery of the late 20th century. The process of restructuring and downsizing of organizations has generated changes in employment agreements between individuals and organizations and the new career approaches bring from this a more focused view on the individual and their personal choices, very different from the past linear career models. Currently, the business environment is changing rapidly due to the incorporation of digital technologies at the heart of organizations, which has resulted in innovative business models, revolutionizing markets such as transportation, education and finance. In the last decade, due to the large volume of investments in new ventures with a fast pace of innovation and adaptation, a series of organizations have become the so-called Unicorn Companies, companies that were born as start-ups and today are valued at their market price in more than one billion dollars. In these organizations Digital Product Managers begin to play a new role, central to the innovation and support of digital business models, with a different career vision from what was previously observed in traditional organizations. Considering a context of change in the economy, society, work and organizations resulting from the rapid incorporation of such technologies, this study investigated and analysed how the careers of professionals in digital organizations, specifically Digital Product Managers, develop in Brazilian Unicorn Companies. The qualitative research was carried out through in-depth semi-structured interviews with 14 Product Managers from 7 Brazilian Unicorn companies from 4 different sectors of the economy. From the material collected, 8 categories of analysis were established related to the career development of these professionals and from them, analyses were carried out from the perspective of Contemporary Career Theories and under the context of the digital economy and the job market of Brazilian Unicorn Companies. Based on the results, 4 main aspects related to the career of these individuals were identified, namely: (1) Career and development cycles connected to the product development cycle; (2) Search for more flexible work environments, with great autonomy, where teams are structured in a project logic; (3) Low definition of the competencies and roles of these professionals, making the transition difficult, as well as scarcity of these professionals; (4) Autonomous development, focused on relationship networks and through content sharing in internet communities. Finally, it can be concluded that the aspects found in relation to the career of Product Managers are connected to contemporary career approaches
 
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Publishing Date
2023-06-28
 
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