• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-30112021-161720
Documento
Autor
Nome completo
Ana Rita Freitas Bittencourt Schlatter
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Kruglianskas, Isak (Presidente)
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Título em português
Aprendizagem gerencial em operações de fusão e aquisição: o caso de uma empresa brasileira
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Consolidação e fusão de empresas
Liderança
Resumo em português
O propósito do presente trabalho foi identificar e analisar a ocorrência de casos de aprendizagem gerencial (AG) em uma operação de fusão e aquisição (F&A). Para isso, procurou-se identificar e analisar as principais características do contexto organizacional onde a operação estava inserida, bem como os condicionantes (barreiras e facilitadores) que exerceram influência sobre os processos de aprendizagem. Também se buscou identificar e entender o comportamento dos principais desafios gerenciais que poderiam funcionar como demandas por novas competências, ou seja, oportunidades de aprendizagem. Após, foram analisadas as principais características dos processos de aprendizagem. O referencial teórico utilizou conceitos relacionados a fusões e aquisições, seus elementos motivadores, suas tipifkações e as etapas de sua construção; também sobre o papel do gerente, liderança e as competências gerenciais; e, por fim, elementos de aprendizagem organizacional e gerencial. Na pesquisa empírica, utilizou-se o método de estudo de caso em uma empresa petroquímica resultante de uma operação de fusão de seis outras empresas, empresa esta de reconhecido sucesso: a BRASKEM.. Os desafios encontrados e analisados neste estudo, que resultaram em processos tie aprendizagem gerencial, em níveis mais simples estiveram relacionados às competêndftSi de liderança de equipes, gestão de conflitos e gerenciamento do stress. Aqueles percebidos como em instâncias mais complexas foram associados ao convívio com a diversidade, negociação, flexibilidade e empreendedorismo.
Título em inglês
Management learning in merger and acquisition operations: the case of a brazilian company
Palavras-chave em inglês
Leadership
Merging and acquisition of companies
Organizational learning
Resumo em inglês
This research purpose was to identify and analyze the managerial leaming occurrence in a merger and acquisition operation. For that, a search has been done trying to identify and analyze the most important characteristics of the organizational context in which the operation was inserted, as well as the circumstances (obstacles and facilitators) that have influenced the leaming processes. Concepts related to merger and acquisitions, their particularities and structure steps; the management role, leadership and general competences; and finally, the organizational and managerial leaming elements have been applied to the theoretical reference. The case study method has also been usedfor the empiric research on BRASKEM, a very successful and well-known petrochemical industry resulted from a six-industry merger operation. The challengesfound and analyzed on this search - that resulted on showing of managerial leaming, on simple leveis - were related to the competences of time leadership, divergence management and stress management. Those sensed on deep situations were connected to familiarization with the diversity, negotiations, flexibility and enterprising.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.