• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-30112021-152035
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Aparecida Lustri
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Duarte, Roberto Gonzalez
Takahashi, Sérgio
Título en portugués
Aplicação de sistema de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências: um estudo de caso em empresa do setor de serviços
Palabras clave en portugués
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Gestão do conhecimento
Gestão por competências
Serviços
Resumen en portugués
O novo tempo, marcado por mudanças profundas e cada vez mais frequentes, exige das organizações decisões e respostas rápidas, aumentando a complexidade da arte de administrar negócios e impulsionando as empresas a uma mobilização na busca do desenvolvimento e criação de diferenciais que lhes confiram vantagens competitivas. Nesse contexto, o conhecimento e as competências organizacionais despontam como principais recursos de vantagem competitiva, entre os diferenciais apontados pela mídia especializada, por estudos acadêmicos e pelas práticas gerenciais. Considerando esse cenário, o presente trabalho tem dois objetivos principais: i) elaborar um modelo conceituai de sistema de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências e ii) investigar sua aplicação prática. A estruturação do modelo resulta da contribuição de diversos autores abordados no levantamento bibliográfico realizado na primeira fase do trabalho. A investigação da aplicação do modelo será realizada através de estudo de caso único em empresa brasileira do setor de serviços, atuante no segmento de assessoria e consultoria jurídica, a qual implementou o modelo em programa de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais.
Título en inglés
Application of a knowledge management system for skills development: a case study in a service sector company
Palabras clave en inglés
Competency management
Knowledge management
Organizational culture
Organizational learning
Services
Resumen en inglés
The turbulent and complex environment nowadays, where changes are more and more frequent, demands quick decisions and an uncountable number of different responses from organizations, increasing the complexity of managing business. In such a highly competitive context organizations are forced to move fast to create and capture value in order to develop sustainable advantages. In this scenario, competences building and knowledge creation and management are pointed out by researches, top executives and business media as the main source to develop competitive advantages. Some authors even affirm that knowledge is the key resource of the new society. This paper focused two main objectives: i) create a conceptual model of knowledge management System to develop individual and organizational competences based on literature and ii) investigate its effectiveness through a case study in a brazilian law firm. The investigation presented positive results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MsDeniseALustri.pdf (5.14 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-11-30
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • LUSTRI, D. A., MIURA, I. K., and TAKAHASHI, Sérgio. Knowledge Management Model: practical application for competency development [doi:10.1108/09696470710727023]. Learning Organization [online], 2007, vol. 14, p. 186-202.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, MIURA, I. K., e TAKAHASHI, Sérgio. Gestão do Conhecimento - Desenvolvendo Competências. Inteligência Empresarial (UFRJ), 2005, vol. 25, p. 20-27.
  • LUSTRI, D. A., et al. Visão compartilhada de objetivos e estratégias: do discurso à prática. In III Encontro de Estudos em Estratégia. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia, São Paulo, 2007. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia., 2007.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, MIURA, I. K., e TAKAHASHI, Sérgio. Knowledge Management Conceptual Model: Practical Application for Competency Development. In BALAS Annual Conference, Lima - Peru, 2006. Anais do BALAS Annual Conference 2006., 2006.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, and MIURA, I. K. The influence of human behavior on company's goal and results achievement: A case study in a consulting firm. In 11th Recent Advances in Retailing & Services Science Conference, Praga, 2004. Anais do 11th Recent Advances in Retailing & Services Science Conference., 2004.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, e MIURA, I. K. A Influência do Estilo de Liderança nos Resultados Organizacionais: Um Estudo de Caso em Empresa de Consultoria Jurídica. In ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais, Atibaia, 2004. Anais do ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais 2004., 2004.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.