• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-30112021-152035
Documento
Autor
Nome completo
Denise Aparecida Lustri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Duarte, Roberto Gonzalez
Takahashi, Sérgio
Título em português
Aplicação de sistema de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências: um estudo de caso em empresa do setor de serviços
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Gestão do conhecimento
Gestão por competências
Serviços
Resumo em português
O novo tempo, marcado por mudanças profundas e cada vez mais frequentes, exige das organizações decisões e respostas rápidas, aumentando a complexidade da arte de administrar negócios e impulsionando as empresas a uma mobilização na busca do desenvolvimento e criação de diferenciais que lhes confiram vantagens competitivas. Nesse contexto, o conhecimento e as competências organizacionais despontam como principais recursos de vantagem competitiva, entre os diferenciais apontados pela mídia especializada, por estudos acadêmicos e pelas práticas gerenciais. Considerando esse cenário, o presente trabalho tem dois objetivos principais: i) elaborar um modelo conceituai de sistema de gestão do conhecimento para o desenvolvimento de competências e ii) investigar sua aplicação prática. A estruturação do modelo resulta da contribuição de diversos autores abordados no levantamento bibliográfico realizado na primeira fase do trabalho. A investigação da aplicação do modelo será realizada através de estudo de caso único em empresa brasileira do setor de serviços, atuante no segmento de assessoria e consultoria jurídica, a qual implementou o modelo em programa de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais.
Título em inglês
Application of a knowledge management system for skills development: a case study in a service sector company
Palavras-chave em inglês
Competency management
Knowledge management
Organizational culture
Organizational learning
Services
Resumo em inglês
The turbulent and complex environment nowadays, where changes are more and more frequent, demands quick decisions and an uncountable number of different responses from organizations, increasing the complexity of managing business. In such a highly competitive context organizations are forced to move fast to create and capture value in order to develop sustainable advantages. In this scenario, competences building and knowledge creation and management are pointed out by researches, top executives and business media as the main source to develop competitive advantages. Some authors even affirm that knowledge is the key resource of the new society. This paper focused two main objectives: i) create a conceptual model of knowledge management System to develop individual and organizational competences based on literature and ii) investigate its effectiveness through a case study in a brazilian law firm. The investigation presented positive results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MsDeniseALustri.pdf (5.14 Mbytes)
Data de Publicação
2021-11-30
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • LUSTRI, D. A., MIURA, I. K., and TAKAHASHI, Sérgio. Knowledge Management Model: practical application for competency development [doi:10.1108/09696470710727023]. Learning Organization [online], 2007, vol. 14, p. 186-202.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, MIURA, I. K., e TAKAHASHI, Sérgio. Gestão do Conhecimento - Desenvolvendo Competências. Inteligência Empresarial (UFRJ), 2005, vol. 25, p. 20-27.
  • LUSTRI, D. A., et al. Visão compartilhada de objetivos e estratégias: do discurso à prática. In III Encontro de Estudos em Estratégia. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia, São Paulo, 2007. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia., 2007.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, MIURA, I. K., e TAKAHASHI, Sérgio. Knowledge Management Conceptual Model: Practical Application for Competency Development. In BALAS Annual Conference, Lima - Peru, 2006. Anais do BALAS Annual Conference 2006., 2006.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, and MIURA, I. K. The influence of human behavior on company's goal and results achievement: A case study in a consulting firm. In 11th Recent Advances in Retailing & Services Science Conference, Praga, 2004. Anais do 11th Recent Advances in Retailing & Services Science Conference., 2004.
  • LUSTRI, Denise Aparecida, e MIURA, I. K. A Influência do Estilo de Liderança nos Resultados Organizacionais: Um Estudo de Caso em Empresa de Consultoria Jurídica. In ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais, Atibaia, 2004. Anais do ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais 2004., 2004.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.