• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-30092008-184703
Documento
Autor
Nome completo
Franciane Freitas Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Sbragia, Roberto (Presidente)
Rabechini Junior, Roque
Yu, Abraham Sin Oih
 
Título em português
As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras
Palavras-chave em português
Administração de projetos
Comunicação na administração
Empresas multinacionais
Projetos de produtos
Resumo em português
Os projetos globais de desenvolvimento de produtos passam pelas áreas de conhecimento da gestão tradicional de projetos e, adicionalmente, demandam maior atenção de diversos aspectos inerentes ao ambiente global, tais como: coordenação e controle; construção de confiança e cooperação entre as equipes dispersas geograficamente. Outro tema especialmente importante nesse contexto é o processo de comunicação que se torna bastante crítico à medida que os recursos tradicionais de comunicação em projetos (reuniões face-a-face, comunicação não-verbal, visualização do trabalho in loco, entre outros) passam a ser limitados e/ ou substituídos por outros baseados em meios eletrônicos (videoconferência, emails, mensagens instantâneas, entre outros). O objetivo desta pesquisa foi o de mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais e analisar se essas práticas variam de acordo com o tipo e com algumas características do modelo de gestão dos projetos. A unidade de análise escolhida foram os projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e o método de pesquisa, o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a freqüência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. Mas a distância por si só, apesar de impor desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação que formam as bases para os projetos acontecerem de forma dispersa. O estudo permitiu concluir que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função do tipo de projeto e de algumas características de gestão deles. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, verificou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de forma improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
 
Título em inglês
The practice of communication in global development projects of products in Brazilian multinational corporations
Palavras-chave em inglês
Administration of projects
Communication in the administration
Multinational corporations
Projects of products
Resumo em inglês
Global new product development projects go through the traditional knowledge areas of project management, and additionally they demand more attention related to the global environment aspects, such as coordination and control, and trust building and cooperation between geographically dispersed teams. Another important theme in this context is that the communication process becomes critical, as traditional communication resources employed in projects (face-to-face meeting, nonverbal communication, in locus work visualization, among others) undergo constraints or are replaced by those based upon electronic means (video conference, email, instant message). This research aimed to identify the communication practices applied to global projects and analyze whether these practices vary across some project characteristics and its management model. The unit of analysis adopted was the global new product development projects undertaken by Brazilian multinational companies, and the research method employed was the case study. The findings showed that the communication frequency in global projects diminishes as the physical distance increases. Athough it represents additional challenges, the distance itself does not cause communication problems. This is due to the support of electronic communication tools that create the basis over which projects are dispersedly held. This study allowed me to conclude that the use of communication practices along with the importance paid to them, vary according to the project type and some characteristics of its management. In spite of the variations, it has been also identified that communication practices are not used in projects in a standard way. On the contrary, these practices are employed in an improvised and contingent manner, and they are not planned since the beginning of the project.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-10-02
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SILVEIRA, Franciane, e SBRAGIA, Roberto. Communication practices in global product development projects of Brazilian multinational firms. Revista de Administração da Universidade de São Paulo [online], 2010, vol. 45, n. 2, p. 142-155. [acesso 2011-11-05]. Disponível em : <http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1392>

  • SILVEIRA, Franciane, e SBRAGIA, Roberto. Communication practices in global product development projects of brazilian multinational firms. In NTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MANAGEMENT OF TECHNOLOGY - , 2009, (IAMOT) [online], 18, Orlando, 2009. [acesso 2011-11-05]. Disponível em : <www.cspo.org/library/year/?action=getfile>

  • SBRAGIA, Roberto, et al. Gestão de Projetos Globais em Multinacionais Brasileiras. In FLEURY, Afonso. Gestão Empresarial para a Internacionalização das Empreas Brasileiras. Organizador. 1 ed.. São Paulo : Atlas, 2010. cap. 6. p. 60-78.

Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.