• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-30062009-161308
Documento
Autor
Nombre completo
Sergio Luis Stirbolov Motta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Mattar, Fauze Najib (Presidente)
Farias, Salomão Alencar de
Gouvea, Maria Aparecida
Serralvo, Francisco Antonio
Toledo, Geraldo Luciano
Título en portugués
Estudo sobre segmentação de mercado consumidor por atitude e atributos ecológicos de produtos
Palabras clave en portugués
Análise multivariada
Atitudes
Produtos - Aspectos ambientais
Segmentação de mercado
Resumen en portugués
Este estudo pretendeu verificar se a combinação das variáveis atitude e atributos ecologicamente corretos de bens de consumo pode ser utilizada como base para a segmentação de mercado. Para satisfazer a essa proposição, buscou-se, primeiramente, o domínio da teoria disponível sobre os temas a ela relacionados, que serviu de base à pesquisa de campo. Esta teve um caráter quantitativo e foi do tipo descritivo, com método do estudo de campo; utilizou uma amostra não-probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo-SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. A análise dos dados deu-se através da aplicação de três técnicas multivariadas: Análise Fatorial, Análise de Conglomerados e Análise de Correspondência. A primeira foi bem sucedida em seu propósito principal, já que foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores; os escores fatoriais funcionaram como entradas à Análise de Conglomerados. Esta também foi bem sucedida, pois a grande maioria das simulações realizadas combinando as medidas de similaridade com os métodos de aglomeração gerou conglomerados, o que permitiu responder favoravelmente ao problema de pesquisa; uma das combinações - Quadrado da Distância Euclideana com within groups foi considerada a mais satisfatória e utilizada como base para a próxima técnica, Análise de Correspondência. Esta foi utilizada para perfilar os conglomerados gerados e dar relevância gerencial ao presente projeto; foi parcialmente bem sucedida, pois não pôde ser utilizada para algumas variáveis, dando vez à tabulação cruzada. As considerações finais confirmaram a expectativa do pesquisador quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando concomitantemente as variáveis atitude e atributos ecologicamente corretos de produtos.
Título en inglés
Study about market segmentation by attitude and consumer good´s ecologically characteristics.
Palabras clave en inglés
Attitudes
Consumer good´s - Ecologically characteristics
Market segmentation
Multivariate data
Resumen en inglés
This study intended to verify if the variable attitude in conjunction with the consumer good´s ecologically characteristics may be used as market segmentation´s basis. To satisfy this proposition, we tried, at first, to know all the available theory about the topics that are related to and also the basis to the field research. It was a quantitative and descriptive one, with a field study method. A non-probabilistic sample of students and teachers was used to explain their opinions by self-administration of a strucured and disguised questionnaire. The data analysis ocurred by the application of three multivariate techniques: Factor Analysis, Cluster Analysis and Correspondence Analysis. The first of them was successfull, whereas it was possible to reduce the set of variables to two factors; the fatorial scores performed as inputs to the Cluster Analysis. This technique was successful too, because the majority of simulations combining similarity measures and aglomeration methods engendered clusters, which permitted an answer favorable to the research problem; one of the combinations Euclidean Square Distance and Withinn Groups was considered the most satisfactory and used as basis to the next technique, the Correspondence Analysis. It was applied to profile the clusters and give a relevance to this paper; it was partly successful, as we couldnt use some variables and it was replaced by Cross Tabulation. The final considerations confirmed the researchers expectation as regard to the possibility of obtain clusters using at the same time the variable attitude and good´s ecologically characteristics.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-07-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.