• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-30032023-113624
Document
Auteur
Nom complet
Luciano Munck
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Fleury, Maria Tereza Leme (Président)
Albuquerque, Lindolfo Galvao de
Fischer, Andre Luiz
Silva, Eduardo Damião da
Silva, Sandro Marcio da
Titre en portugais
Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná
Mots-clés en portugais
Administração de recursos humanos
Administração estratégica
Aprendizagem organizacional
Gestão por competências
Resumé en portugais
Inspirada nas perspectivas de um cenário de exigências diferenciadas e sofisticadas em termos de gestão de pessoas e almejando contribuir para a ampliação do conhecimento sobre uma relação considerada essencial para as organizações, esta tese se propõe a identificar, descrever e analisar as inter-relações entre estratégia empresarial, aprendizagem e competências. Circunscrevendo a análise na reflexão e discussão de cada um dos componentes da relação e em suas articulações. Analisou-se também, objetivando aprimoramento e aprofundamento na compreensão da relação, um modelo de gestão por competências, implementado há oito anos, em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. O estudo, guiado pelas premissas da pesquisa de cunho qualitativo, se desenvolveu, portanto, com base em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista em profundidade, fundamentada em roteiros específicos para cada assunto tratado e para cada público inquirido: gestores, funcionários-chave e consultores. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram, a princípio, que a relação pesquisada possui alto potencial para orientar e proporcionar sentido e consistência para as ações organizacionais, inclusive, mostrou-se fundamental para a obtenção de resultados no modelo de gestão por competências. Contudo, o alcance do alinhamento dos propósitos dos componentes da relação se mostrou bastante desafiador e distante de acontecer nas empresas. Na experiência prática analisada não foi possível verificá-lo. Evidenciou-se também, que a clara orientação estratégica e a pré-existência de competências para elaboração e implementação de estratégias são fundamentais para que a articulação entre estratégia, aprendizagem e competências esteja direcionada para os objetivos propostos e para o alinhamento. Sem o alinhamento, tanto o modelo de gestão por competências, quanto a aprendizagem organizacional e individual, embora sejam instrumentos de gestão que proporcionam possibilidades de criação de valor e de diferenciais para as empresas, tendem a não atingir resultados satisfatórios.
Titre en anglais
Business strategy, learning and skills: analysis of their interrelationships in a telecommunications company in northern Paraná
Mots-clés en anglais
Competency management
Human resource management
Organizational learning
Strategic management
Resumé en anglais
Inspired by the perspectives of a setting of demands in regards to managing people, and aiming to contribute to the enhancement in the knowledge about the relation considered essential in organizations, this thesis proposes to identify, to describe and to analyze the interrelations among the companys strategy, the learning and the competencies. The analysis was written, in the reflection and discussion of each of the components of the relationship and in its articulation. With the objective of improvement and depth, it was anaiyzed a model of managing competencies, implemented for eight years, in a telecommunications company in Northern Paraná. The study was guided by the premises of the research in a qualitative manner and it was based in a single case study. To collect the data, documental research was used and depth interviewing, based on specific set for each ofthe studied subjects and specifíc to each public: managers, key-works, and consultants. For the treatment and data analysis it was used the content analysis. The results indicated, in the beginning, that the researched relationship had the high potential to orient and to provide direction and consistency to the companies, including the fact that it showed fundament for obtaining results in the managing competencies model. However, reaching the alignment in the relationship was very challenging and distant to be happening in the companies. In the practical experiment analyzed, it was not possible to be verified. It was evident at the end of the study, that the clear strategic orientation and the preexistence of competencies to elaborate and to implement the strategies are fundamental so the articulation among strategy, learning and competencies are directed to the proposed objectives and to the alignment. Without the alignment, not the model of competencies management, nor the individual and corporate learning, although they are tools of management, which provide the possibilities of creating the value and the differentials for the companies, have the tendency of not reaching satisfactory results.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DrLucianoMunck.pdf (4.17 Mbytes)
Date de Publication
2023-03-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.