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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-30012024-212913
Documento
Autor
Nome completo
Aigla Gomes da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Martelanc, Roy (Presidente)
Barros, Lucas Ayres Barreira de Campos
Kayo, Eduardo Kazuo
Nakamura, Wilson Toshiro
Título em inglês
How do elections affect you according to your political affiliation?
Palavras-chave em inglês
Administration
Behavior
Decision making
Finances
Financial institutions
Resumo em inglês
Highly contested elections, in which the outcome is not predictable, can amplify responses from the voters from either the winning or the losing side. We expect a change in financial behavior as a result after the election, where the voters of the elected candidate increase their purchases, especially of durable goods, in relation to the other voters. This increased consumption of durable and nondurable goods was captured in the corresponding credit operations. We used data from 2.3 million people provided by a Brazilian financial institution with presence throughout the country, referring to the period of highly contested Brazilian elections of 2018 and 2022. We show that voters residing in cities with a higher proportion of votes for the winning candidate increased their expenses after the elections, increasing their credit portfolio in real estate, vehicles, and general consumption. This behavior was consistent whether the winner was a left-wing or a right-wing politician. This behavior is relevant because it has an impact on the financial activity city-wide and, by extension, throughout the country.
Título em português
Como as eleições afetam você a partir da sua afiliação política?
Palavras-chave em português
Administração
Comportamento
Finanças
Instituições financeiras
Tomada de decisão
Resumo em português
Eleições acirradas, em que o resultado não é previsível, podem amplificar as respostas dos eleitores, tanto do lado vencedor como do lado perdedor. Esperamos uma mudança no comportamento financeiro como resultado após a eleição, em que os eleitores do candidato eleito aumentem suas compras, principalmente de bens duráveis, em relação aos demais eleitores. Esse aumento no consumo de bens duráveis e não duráveis foi captado nas correspondentes operações de crédito. Utilizamos dados de 2,3 milhões de pessoas fornecidos por uma instituição financeira brasileira com presença em todo o país, referentes ao período de eleições brasileiras altamente disputadas de 2018 e 2022. Mostramos que os eleitores residentes em cidades com maior proporção de votos no candidato vencedor aumentaram suas despesas após as eleições, aumentando sua carteira de crédito em imóveis, veículos e consumo geral. Este comportamento foi consistente quer o vencedor fosse um político de esquerda ou de direita. Este comportamento é relevante porque tem impacto na atividade financeira em toda a cidade e, por extensão, em todo o país.
 
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Data de Publicação
2024-02-21
 
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