• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2012.tde-30012013-190448
Documento
Autor
Nombre completo
Sergi Pauli Niubo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Almeida, Fernando Carvalho de (Presidente)
Casado, Tania
Perez, Gilberto
Título en portugués
Correspondência entre usuários e funcionalidades de BI: a influência da personalidade e dos estilos cognitivos
Palabras clave en portugués
Estilo cognitivo
Personalidade
Sistemas de apoio a decisão
Sistemas de informação
Resumen en portugués
Para Rud (2009, p.3) o objetivo primordial do Business Intelligence é fornecer a informação certa para a pessoa adequada, dentro do tempo esperado e no formato correto, através do canal mais apropriado. Para cumprir este complexo desafio, Eckerson (2009, p.4) afirma que a questão central está em compreender quais as ferramentas e métodos são mais adequados para os diferentes grupos de usuários que usufruem das soluções analíticas. Assim, esta obra procura dar continuidade às observações de Eckerson (2009, p.4), aprofundando o entendimento dos usuários analíticos e de seu relacionamento com as ferramentas de BI disponíveis, avaliando uma nova variável: o estilo cognitivo dos usuários. Em outras palavras, procura avaliar se existe uma relação entre os estilos cognitivos dos usuários analíticos (representados neste caso pelos tipos psicológicos) e sua escolha por determinadas funcionalidades disponíveis em aplicações de Business Intelligence (como, por exemplo, painéis de informação, relatórios pré-configurados, relatórios ad hoc, relatórios OLAP, modelos preditivos e mineração de dados), além de outros aspectos relacionados com esta associação. No Estudo de Caso realizado com o Banco Alfa, as opiniões em relação a este assunto são variadas e parecem ser influenciadas pelo nível hierárquico do respondente; contudo, indicam a existência de alguma influência ainda que difícil de ser quantificada ou explicada. Por outro lado, no limitado levantamento executado com alguns usuários - cujos dados colhidos são avaliados com a ajuda do Teste Qui-Quadrado e do Teste Exato de Fischer, não é possível constatar a influência. De qualquer forma, mais do que negar de forma conclusiva a existência da relação, os resultados parecem indicar que uma das variáveis pode ser aprimorada, abrindo uma possibilidade de desenvolvendo para esta análise.
Título en inglés
Correspondence between users and bi functionalities: the influence of personality and cognitive styles
Palabras clave en inglés
Business intelligence
Cognitive styles
Information systems
Psychological types
Resumen en inglés
Rud (2009, p.3) states that the primary goal of Business Intelligence is to provide the accurate information to the right person within the expected timeframe and proper format, through the most suitable channel. To fulfill this complex challenge, Eckerson (2009, p.4) affirms that the key issue is to understand which tools and methods are the most suitable for the different groups of users who benefit from analytical applications. The key objective of this thesis is to continue the studies and observations of Eckerson (2009, p.4), understanding BI users and their relationship with these tools, investigating a new variable: the users' cognitive style. In other words, this thesis details the effort to verify if there is a relationship between cognitive styles (represented in this case by psychological types) of analytical users and their choice and preference for certain functionalities available in Business Intelligence applications (such as, dashboards, formatted reports, ad hoc reports, OLAP reports, predictive modeling and data mining), as well as other aspects of this association. In the Case Study conducted with Bank Alfa, the opinions on this matter are diverse and seem to be influenced by the hierarchical level of the respondent; however, they seem to indicate the existence of some influence even though it is difficult to quantify or explain. On the other hand, on the limited survey carry out with some BI users - the collected data was evaluated with Chi-Square Test and Fisher's Exact Test, is not possible to identify the influence. Nevertheless, instead of rejecting any type of relationship, the results indicate that one of the variables should be further improved and studied.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SergiPauliNiuboVC.pdf (2.04 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-02-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.