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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2021.tde-29092023-121641
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugenia Sosa Taborda
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Hourneaux Junior, Flávio (Presidente)
Christopoulos, Tania Pereira
Saes, Maria Sylvia Macchione
Spitzeck, Heiko Hosomi
Título em português
As tensões entre investidores e gestores de negócios sociais de acordo com a teoria da agência
Palavras-chave em português
Impact Investing
Conflitos
Dualidade de objetivos
Estudo de casos múltiplos
Investimentos de impacto
Negócios sociais
Tensões
Teoria da Agência
Resumo em português
Negócios sociais são organizações híbridas que apresentam, simultaneamente, elementos relacionados a lógicas sociais e comerciais. O capital financeiro pode contribuir para escalar e ampliar impacto positivo dos negócios sociais, podendo ser feito por meio de mecanismos financeiros, como os chamados investimentos de impacto. Assim, tanto os negócios sociais como os investimentos de impacto buscam gerar simultaneamente retorno financeiro e impacto social. Entretanto, atender a essa dualidade de objetivos pode trazer tensões e, consequentemente, potenciais conflitos entre os investidores e os gestores dos negócios sociais. Nesse sentido, à luz da Teoria da Agência, a pergunta de pesquisa deste estudo é como a dualidade de objetivos leva a tensões e conflitos entre investidores (principal) e gestores (agentes) em negócios sociais?. Quanto aos objetivos, temos que (1) analisar as características das tensões e conflitos entre investidores e gestores (principal-agente)(2) identificarse as mesmas estão relacionadas conforme o tipo de mecanismo financeiro (equity e dívida), tipo de investidor (pessoa física, fundos e investidores institucionais) e perfil do investidor(financial first e impact first), e (3) descrever os mecanismos de controle e monitoramento como forma de alinhamento entre principal-agente.Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa,com um estudo de casos múltiplos, analisando três casos, sendo que cada um com uma díade - investidor e negócio social -, completando assim seis unidades de análise. Foram realizadas ainda entrevistas complementares com diferentes tipo de investidores. Antes de tudo, durante a pesquisa, observa-se a limitação da classificação de financial first e impactfirste a necessidade de ter outras formas para entender a intenção do investidor. Dentre os principais resultados do estudo podemos destacar:primeiro, o perfil do investidor influencia o tipo de conflito a ser enfrentado; segundo, o tipo de mecanismos financeiro pode ter maior ou menor influência para evitar o esvaziamento da missão de um negócio social ou potencializar a inovação; terceiro, o tipo de investidor, inclusive conforme seu dever fiduciário, faz com que sejam colocados em prática mais mecanismos de monitoramento e controle; adicionalmente,ainda sobre o perfil do investidor, o seu conhecimento e sua experiência estão relacionados comas tensões e conflitos e o poder de influência sobre o ecossistema de negócios sociais e investimentos de impacto. Além dos achados acadêmicos, esta pesquisa trouxe contribuições gerenciais, primeiro reforça-se a importância da implementação dos mecanismos de monitoramento e controle entre investidores e gestores, segundo a necessidade da disseminação do que são investimentos de impacto, negócios sociais e o significado do impacto para os atores envolvidos. Do lado do impacto social, a pesquisa reforça a necessidade de se aprofundar na mensuração do impacto e de se encontrar mecanismos financeiros que cheguem a um maior número de investidores sem esvaziar a missão social.
Título em inglês
Tensions between investors and social business managers according to the Agency Theory
Palavras-chave em inglês
Agency Theory
Conflicts
Duality of objectives
Impact Investing
Multiple case study
Social business
Tensions
Resumo em inglês
Social businesses are hybrid organizations with social and commercial logics. The financial capital can contribute to scale-upand toamplifythe positiveimpact of social businesses; it can be done through financial mechanisms such as impact investing.Social businesses and impact investing seek to generate both financial return and social impact, however, this duality of objectives bring tensions and, consequently, potential conflicts between investors and social business managers. In this sense,considering the Agency Theory, the research question is"howdoes the duality of objectives lead to tensions and conflicts between investors (principal) and managers (agents) in social businesses?";and objectivesare(1)analyze the characteristics of tensionsandconflicts between investors and managers (principal-agent), (2) identify whether they are related according to the financial mechanisms type (equity and debt),investors type (natural person, funds and institutional investors) andinvestors profile (financialfirst and impact first),and (3) describe the controlling and monitoring mechanisms to align principals and agents. This researchhas a qualitative approach with multiple case studies that analyzed three cases, in which each dyad is composed by an investor and a social business, totalizing six analysis units. In addition, interviews were conducted with different types of investors.During the research it was possible to see a limitation of the financial first and impact first classificationand how important its to have other ways to understand the investors intention. In addition to that, main results were, first, identifying that the investors profile influences theconflicts; second, understandingthat the financial mechanisms type may have greater or lesser influence to avoid mission drift or to promote social innovation; third, recognizing that the investors typeinfluences, accordingly its fiduciary duty,the number of themonitoring and controlling mechanisms.Additionally,still about investors type, theirknowledge and experiencesare related to the tensions and conflicts, and its influencethe social business and impact investing ecosystem. In addition to academic findings, this research brought managerial contributions, first its important to implement mechanisms to monitor and control the relationship between investors and businesses, second we should disseminate more and more about impact investing, social businesses, and the meaning of impact for the stakeholders involved; and on the social impact side, the research reinforces the need to deepen the measurement of impact and to find financial mechanisms to reach more investors without drifting the social mission.
 
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Data de Publicação
2023-10-18
 
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