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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2004.tde-29042024-090355
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Renyi Lintz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Cherobim, Ana Paula Mussi Szabô
Cia, Joanilia Neide de Sales
Fama, Rubens
Título em português
Fatores socioeconômicos, demográficos, psicográficos, institucionais e temporais na alocação de ativos de pessoas físicas: uma investigação empírica em banco múltiplo no Brasil
Palavras-chave em português
Bancos
Finanças
Investimentos
Resumo em português
Este trabalho visou compreender a influência de fatores socioeconômicos, demográficos, psicográficos, institucionais e temporais na alocação de ativos no Brasil. Os fatores socioeconômicos e demográficos que foram analisados são: sexo do tomador de decisão, idade, estado civil, dependentes, capacidade de geração de renda e patrimônio. O fator psicográfico diz respeito à forma como o investidor originou sua riqueza. A variável institucional é uma variável de controle que discrimina o gerente de relacionamento, a fim de medir seu poder de influência na alocação das carteiras de investimento. Com relação à variável temporal, ela se refere ao horizonte de investimento. Embora a recomendação tradicional em alocação de ativos seja a de que investidores com horizontes de investimento mais longos devessem se predispor a aceitar mais risco em suas carteiras, a academia ainda não consegue dar respaldo integral a essa recomendação. O objetivo foi o de verificar, de forma positivista, se essa variável se relacionava com o perfil das carteiras dos investidores. Utilizou-se para análise a área de Private Bank de uma grande instituição financeira, caracterizando-se, assim, como um estudo de caso. O instrumental estatístico que melhor se adaptou ao modelo foi a regressão logística, com a variável dependente sendo a existência ou não de ativos de risco na carteira do investidor. O resultado mostrou que gerente de relacionamento, horizonte de investimento, fonte da riqueza e renda, em ordem decrescente de importância, têm poder explicativo sobre o perfil da carteira do investidor. Esta pesquisa permitiu compreender quais são as variáveis capazes de influenciar o processo de venda de produtos financeiros
Título em inglês
Socioeconomic, demographic, psychographic, institutional and temporal factors in the allocation of individuals' assets: an investigation in a multiple bank in Brazil
Palavras-chave em inglês
Banks
Finance
Investments
Resumo em inglês
The purpose of this research was to better understand how socio-economic, demographic, psychographics, institutional and temporal factors influence the asset allocation of individual investors in Brazil. The socio-economic and demographic factors were gender of decision maker, age, civil status, dependents, income generation and total net worth. Psychographic factor here is related to the source of wealth. The institutional variable discriminates the relationship manager. The idea was to measure the power of influence of the relationship managers over the asset allocation of individuais. The temporal variable is related to the investment horizon. Even though the traditional recommendation for asset allocation is that investors with longer time horizons should accept more risks in their portfolios, academic studies still could not totally validate it. The goal was to check, through a positivist approach, if this variable was related with the portfolio's profdes of the investors. This can be defined as a case study, based on the Private Bank business line of a large financial institution. The statistical tool that best suited the data was logistic regression. The dependent variable was the existence or inexistence of risky assets in the portfolio of the investors. The results proved that relationship manager, time horizon, source of wealth and income, in a decreasing order of importance, have explanatory power on investors portfolio. This research allowed one to better understand the influential variables in the sale process of financial products.
 
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DrLilianeRenyi.pdf (5.46 Mbytes)
Data de Publicação
2024-04-29
 
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