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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-28112014-150522
Documento
Autor
Nome completo
Lara Bartocci Liboni Amui
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Takahashi, Sérgio (Presidente)
Camargo Júnior, Alceu Salles
Dornelas, José Carlos Assis
Título em português
Alianças estratégicas para o desenvolvimento de novos produtos
Palavras-chave em português
Alianças estratégicas
Estratégia
Gestão da inovação e de pesquisa e desenvolvimento
Resumo em português
Um dos grandes desafios das empresas para maximizarem sua capacidade de inovação, necessidade preemente nos dias atuais, é o desenvolvimento de mecanismos que proporcionem a obtenção da complementaridade de competências entre duas ou mais empresas (MOFFAT; GERWIN; MEISTER, 1997). Entre estes mecanismos encontram-se as alianças estratégicas para o desenvolvimento de novos produtos, fenômeno relativamente recente e que já pode ser considerado como tendência nas decisões de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O foco do presente trabalho é a análise destas alianças estratégicas, através do estudo da teoria já existente, fazendo surgir reflexões importantes e gerando novas contribuições. O escopo do estudo é, sem dúvida, a questão organizacional, em uma visão macro, permitindo uma análise sistêmica do fenômeno. Muitos trabalhos trazem separadamente temas acerca das alianças estratégicas para o desenvolvimento de novos produtos. Surge com isso, como conseqüência, a oportunidade de estruturação desses elementos, aparentemente dispersos, em uma síntese teórica ou estrutura conceitual, o que possibilita uma compreensão mais profunda do tema. Além disso, é feita uma organização e estudo das variáveis existentes no fenômeno para contribuir com as decisões acerca da forma organizacional mais adequada às alianças
Título em inglês
Strategic alliances for new product development
Palavras-chave em inglês
Innovation and research and development management
Strategic alliances for new product development
Strategy
Resumo em inglês
One of the great challenges of the companies to maximize its capability of innovation, an urgent necessity in current days, is the development of mechanisms that allow the complementing of competences between two or more companies (MOFFAT; GERWIN; MEISTER, 1997). One of these mechanisms is the strategic alliances for new product development, a relatively recent phenomenon and one that already can be considered as a trend in research and development (R&D) decisions. The focus of the present work is the analysis of these strategic alliances, through the study of the existing theory, causing important reflections to emerge and generating new contributions. The scope of the study is, with no doubt, the organizational problem, in a macro viewpoint, which makes possible a systemic analysis of the phenomenon. Many papers separately bring subjects concerning the strategic alliances for new product development. That brings the opportunity to structure these elements, apparently dispersed, in a theoretical synthesis or conceptual structure, which makes possible a deeper understanding of the subject. Moreover, the existing variables in the phenomenon are studied and organized, so that this contributes to arrive at the decisions concerning the most suitable organizational format for the alliances.
 
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Data de Publicação
2014-12-03
 
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