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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-28032023-152050
Documento
Autor
Nome completo
Benedito Décio da Silveira Camargo Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Maximiano, Antonio Cesar Amaru (Presidente)
Correa, Hamilton Luiz
Kaminski, Paulo Carlos
Título em português
Mudança organizacional em sistemas de gerenciamento da qualidade certificados conforme ISO 9001-2000: uma visão dos funcionários
Palavras-chave em português
Controle da qualidade
Mudança organizacional
Resumo em português
A necessidade de posicionar-se de maneira competitiva leva as empresas a um estado de permanente mudança organizacional seja tecnológica, estrutural ou gerencial. Uma das abordagens gerenciais é a certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com normas internacionais, como as da série ISO 9000 que foram alteradas no ano 2000. Havia dúvidas e críticas quanto à eficácia das certificações para os resultados das empresas certificadas anteriormente. As alterações foram recebidas pelos profissionais da área como positivas e substanciais, gerando a necessidade de mudanças para as empresas já certificadas, pois os requisitos passaram a ser diferentes, e também para empresas ainda não certificadas, pois seus processos e procedimentos teriam de apresentar conformidade com tais requisitos. Nesse cenário, o papel das pessoas nas organizações é entendido como muito importante, dado o grau de participação esperado dessas pessoas na implementação e na operação do Sistema de Gestão da Qualidade e também por considerar os riscos representados pela resistência às mudanças que poderia advir destas pessoas. Decorrido o prazo estabelecido, todas as empresas certificadas devem ter passado pelas mencionadas mudanças. A imprensa publicou entrevistas com gerentes e consultores que afirmam que as mudanças foram conduzidas com êxito, estão consolidadas e geraram bons resultados. Se estas mudanças ocorreram de fato, as pessoas que trabalham nos diversos níveis hierárquicos destas organizações e nelas viveram o período de mudanças devem ter certas percepções sobre o que mudou, sobre a importância destas mudanças e devem deter certo grau de informação sobre as tais mudanças. Caso não tenham sido percebidas estas mudanças pelas pessoas de tais organizações resta a dúvida se a situação permanece semelhante ao momento anterior às novas normas: sujeita a dúvidas e críticas. Este trabalho busca verificar como as pessoas manifestam sua percepção em relação a aspectos dessas mudanças. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados autopreenchível, distribuído em empresas e disponibilizado na internet, apresentando 7 questões em escala Likert e 3 questões abertas. Através de um levantamento de campo com a participação de 253 respondentes, descrevem-se as frequências das respostas agregadas e separadas entre as que foram obtidas de gerentes e não-gerentes. Ambos os níveis manifestam percepções de predominante concordância quanto à real existência da mudança e o alcance de resultados positivos. As respostas às questões abertas apresentam maiores diferenças entre os entrevistados, sendo os não-gerentes aparentemente menos informados quanto às mudanças. Em geral os dados confirmam ou se assemelham a outros publicados pela imprensa, embora em nenhum dos casos possa ser feita projeção estatística para o universo populacional. Mas demonstra-se que há uma parcela destes profissionais que manifesta percepção de mudança efetiva, o que pode alterar a visão anterior, negativa, com relação à certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Todavia, dificuldades foram identificadas, e deficiências ainda existem nas normas e nos Sistemas, como apontado por parte dos entrevistados, o que sugere a pertinência de outros estudos sobre o tema.
Título em inglês
Organizational change in information management systems certified quality according to ISO 9001-2000: a vision of employees
Palavras-chave em inglês
Organizational change
Quality control
Resumo em inglês
The need lo position themselves in a competitive manner guides companies to permanent organizational changes, be it technological, structural or in management. One of the approaches to management is the certification of Quality Management Systems in accordance with International rides, such as the ISO 9000 series, which were altered in the year 2000. There were doubts and criticism about the effectiveness of certifications based on results of previously certified companies. The modifications were received by professionals of the field as positive and substantial, creating the necessity for changes to companies previously certified, because the requisites had become different, and also to companies not yet certified, because their processes and procedures would have to show conformity to the new requisites. In this case, people s roles inside the organizations is understood lo be very important, due to their degree of participation awaited from these people in the implementation and the Quality Management System operation, and also considering the risk represented by the resistance to change which could come from those people. After the established period of time, all the certified companies must have gone through the said changes. The press published interviews with managers and consultants, who have said that the changes were accomplished successfully, have been consolidated and have led to good results. If the changes really did occur, people who work in different hierarchical levels of those organizations and have lived there the changesperiod, ought to have certain perceptions about what has changed, and about the importance of those changes and ought to have retained some degree of Information about those changes. If the changes have not been perceived by the people from the affected organizations there will be doubt as to whether the situation remains similar to the one prior to the new norms: subject to doubt and criticism.. This paper has the intent of verifying how people manifest their perception about those aspects of changes. A tool for collection of data was used (which was distributed to companies and available on the Internet): a form containing 7 Likert scaled questions and 3 open questions. Through a field research with 253 instances of individual participation, the frequency of answers was aggregate and separated between those obtained from managers and non-managers. Both levels manifest perceptions of predominant agreement about the real existence of changing and about the positive results reached. The answers to the open questions show bigger differences between the people interviewed, with non-managers apparently less informed about the changes. In general, the data obtained confirms or is similar to other publications presented by the press, though in none of the cases is it possible to do a statistical projection of the entire population. But it demonstrates that there are some of those professionals who manifest the perception of effectiveness of change, which can alter the prior negative view, of the certification of Quality Management Systems. However, difficulties were identified, and there are still deficiencies in the rules and the systems, as pointed out by some of the people interviewed, which suggests a need for more studies on the subject.
 
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Data de Publicação
2023-03-28
 
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