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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-28032023-110721
Document
Author
Full name
Adriana Beatriz Madeira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (President)
Angelo, Claudio Felisoni de
Silva, Andrea Lago da
Title in Portuguese
Estudo e caracterização do perfil da população que vive sozinha em centros urbanos brasileiros
Keywords in Portuguese
Consumidor
Marketing
Pesquisa de mercado
Varejo
Abstract in Portuguese
Há alguns anos atrás poucas eram as pessoas que moravam sozinhas. As famílias eram normalmente numerosas e tinham por habito agregar parentes próximos. As famílias vêm encolhendo, os casamentos são mais tardios, o número de divórcios é crescente e os homossexuais já não tem o mesmo temor em assumir a opção sexual e levar uma vida independente. O segmento é amplo e mistura vários perfis. O estudo do fenômeno da existência dos indivíduos que vivem sós é recente e carece de detalhamento. Faz-se necessário primeiramente observar, descrever e classificar o fenômeno para que se possa explicar, compreender e então prever este mesmo fenômeno. É exatamente este o foco do trabalho. Construir os subsídios necessários para poder prever o fenômeno. Os dados analisados referem-se a oito primeiras capitais estaduais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Recife e Porto Alegre. A escolha das cidades obedece ao critério de tamanho da população total de cada uma em relação à população total brasileira. A análise foi elaborada a partir de dados secundários provenientes de Censos do IBGE das últimas quatro décadas disponíveis - 1970, 1980, 1991 e 2000. Verifica-se que o segmento se compõe de uma multiplicidade de sub-segmentos variando em sexo, idade, renda, condição de aposentadoria ou não, alfabetizados ou analfabetos e da condição de seus domicílios de residência. Além do fato desses sub-segmentos se distribuírem geograficamente de maneira heterogénea entre as cidades estudadas. O panorama sugere ser crucial considerar o aumento da população que vive sozinha quando se fala das questões ligadas ao consumo, à produção de bens, à organização do espaço urbano e ao meio-ambiente (em termos ecológicos). Acredita-se que o fenômeno causará mudanças nos processos produtivos, nos hábitos de consumo e no tratamento dos resíduos industriais e residências.
Title in English
Study and characterization of the profile of the population living alone in Brazilian urban centers
Keywords in English
Consumer
Market Research
Marketing
Retail
Abstract in English
Years ago few people used to live alone. Families were large and aggregate other relatives than parents, sons and daughters. Nowadays, families are getting smaller, people decide to get married latter, divorces are increasing and homosexuals feel more comfortable to assume their sexual preferences and to live independent lives. The segment is wide and constitute as with many profiles. The research of single households is recent and rare. Therefore,first of all its necessary to observe, to describe and to classify the single households to be able to explain, to understand and then to foresee this phenomenon. This is the purpose of the research: to develop the bases to foresee this phenomenon. The cities considered are São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Recife and Porto Alegre. They are the first eight Brazilian cities in terms of population. The database was developed from 1970, 1980, 1991 and 2000 Brazilian Census IBGE. The segment constitute many and different niches in terms ofsex, age, income, retired condition, knowledge of reading and writing and domicile. They are also heterogeneous in geographic terms. Hence, it is fundamental to consider the increase of single households when analyzing consumption, production, urbanism, and ecology. As a result, it seems to impact production process, consumer behavior and recycling needs.
 
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Publishing Date
2023-03-28
 
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