• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-27102005-143216
Documento
Autor
Nome completo
Abrão Caro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Crescitelli, Edson
Hemzo, Miguel Angelo
Título em português
Fatores críticos no comportamento do consumidor online: um estudo exploratório
Palavras-chave em português
Comportamento do consumidor
Marketing
Marketing Internet
Marketing on-line
Resumo em português
Com base na teoria do comportamento do consumidor é investigada a relação entre o Estilo de Compra, Valores Pessoais, Importância dos Atributos de Compra, Inovatividade, Envolvimento e Experiência com a Internet com o processo de adoção da compra online em quatro níveis. A pesquisa envolve um levantamento de campo de 400 entrevistas de uma amostra não probabilística de estudantes e executivos e um estudo em duas etapas. A primeira etapa se inicia com a utilização da técnica estatística multivariada de Análise Fatorial para redução do número de variáveis e a posterior aplicação de Regressão Logística Binária para identificar os fatores determinantes da compra online. A segunda parte da pesquisa compara, por meio de Análise de Variância os fatores com a inovatividade entre os adotantes da compra online e os não adotantes em três estágios os que não irão comprar pela Internet, os que comprarão após ser largamente utilizada por outros e os que adotarão proximamente. Os resultados mostram que no processo de adoção a Inovatividade, o Envolvimento e Facilidade, Coisas Novas e Variedade são fatores que se diferenciam entre os que adotam e os que não adotam a Internet. Os consumidores com perfil inovador também estão em maior número entre os que compram pela Internet do que os que ainda não a adotaram para este fim.
Título em inglês
On-line consumer's behavior critical factors: an exploratory study
Palavras-chave em inglês
Consumer behavior
Marketing
Marketing Internet
Marketing on-line
Resumo em inglês
Consumer behavior theory is the base of the investigation of the relationship among Shopping Styles, Personal Values, Shopping Attributes Importance, Innovativity, Involvement and Internet Experience with the process of online shopping in four levels. The investigation consist of a survey with 400 interviews of a non probabilistic sample of students and managers with analysis in two steps. The first step begin with multivariate statistic Factorial Analysis to reduce the number of variables followed by the application of a Binary Logistic Regression to identify the determinant factors of online shopping. The second step of the survey compare, by Variance Analysis the factors with the innovativity among the adopters and the non-adopters of online shopping. The non-adopters are analysed in three groups: the first group who will not buy online, the second who will buy after wide utilization by others, and the third one who will buy as soon as possible. The results shows that in the process of online shopping adoption the innovativity, the Involvement and Facility, New things and Variety are attributes that diferenciate the adopters from the non-adopters. Among the people that buy online there are more Innovators than consumers non-adopters of shopping online.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2005-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.